segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Relatório do evento “Grove Party: campanha ajude a devolver a audição da Lígia”

Relatório do evento “Grove Party: campanha ajude a devolver a audição da Lígia” 

Alusivo ao evento denominado “Grove Party: campanha ajude a devolver a audição da Lígia” que se realizou no dia 24 de Outubro no alpendre da esnec, Torna-se público o seguinte relatório das actividades.
O evento decorreu sem sobressaltos e teve uma aderência significativa dos participantes onde arrecadou-se 11000MTs,para a campanha ajude a devolver a audição da Lígia. Neste valor constam 7500MTs do valor arrecadado da venda de 150 Bilhetes a preço de 50mts e 3500 MTs arrecadados da venda de Bebidas Diversas.
O núcleo de estudantes da NEESNEC agradece a todos que de uma forma directa ou indirecta tem apoiado esta causa nobre, e apela ajuda de todos.


Cordoas saudações
Confira as Images abaixo




quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CAMPANHA AJUDE A DEVOLVER A AUDIÇÃO DA LÍGIA(actualizado)

CAMPANHA AJUDE A DEVOLVER A AUDIÇÃO DA LÍGIA


Lígia e uma jovem estudante da UEM-ESNEC que padece de problemas sérios de Audição
Ela precisa de 2 aparelhos auditivos para superar este problema e prosseguir com os seus estudos. O custo do aparelho está estimado em 182 170,00Mt
Faça diferença com a sua contribuição e ajude a devolver a audição da lígia, contribuindo com o que tiver e participando activamente na campanha.
Circularão listas nas salas de aulas para estudantes e docentes preencherem o valor da sua contribuição.
Para outros interessados em ajudar, deposite o valor da sua contribuição na conta do Núcleo dos Estudantes da ESNEC: 38257771101-BCI

Contamos com a participação de toda comunidade da ESNEC, e todos que querem ajudar  para juntos resolvermos o problema da Lígia. (actualizado)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Município de Chibuto em festa

Município de Chibuto em festa
07 Outubro de 2014( trca feira)


O Município de Chibuto, na província de Gaza, está em festa. O pretexto é a celebração do 43.º aniversário da sua elevação à categoria de cidade, efeméride que se assinala na quarta-feira.
O presidente do Conselho Municipal de Chibuto, Francisco Mandlhate, convida, para o efeito, todos os munícipes a se juntarem à festa da autarquia. Afirma que, com o envolvimento de todos, tão cedo quanto antes, o município conseguirá superar os enormes desafios que se apresentam pela frente. E um dos desafios tem a ver com o abastecimento de água – um “cancro” -, que se arrasta desde a proclamação da independência. É que a cidade registou um aumento do número de habitantes, facto que não foi acompanhado pela extensão da rede de abastecimento do precioso líquido.
“O plano ‘ad hoc’ que acabámos de desenhar se relaciona com a abertura de furos de água. Temos planos de criar as nossas reservas através de um sistema especialmente desenhado para o efeito”, refere Francisco Mandlhate.
O presidente do Conselho Municipal tranquiliza os munícipes, afirmando que até ao final do presente mandato o problema da falta de água não estará completamente resolvido, mas minimizado.
O outro desafio está relacionado com a erosão. Como prenda pelos 41 anos da elevação de Chibuto à categoria de cidade, Francisco Mandhate anuncia que o município acaba de adquirir meios como um camião basculante, uma pá carregadora e niveladora para ajudar, primeiro, no combate ao aluimento de terras e, segundo, na reabilitação de estradas, algumas das quais estão num avançado estado de degradação.
No quadro da celebração dos 41 anos de elevação de Chibuto à categoria de cidade, no próximo dia oito, os munícipes vão inaugurar oito novas salas de aula, uma estrada de aproximadamente 200 metros, recentemente reabilitada com recurso ao pavês, um edifício reabilitado e que acolhe algumas vereações, entre outras realizações.
Falando especificamente do programa comemorativo,  Mandlhate disse que o município vai parar literalmente no próximo dia 8, para acolher a habitual e tradicional cerimónia de deposição de flores no monumento erguido em memória aos heróis moçambicanos, à qual se seguirão diversas actividades de índole político-cultural.
Aqui destacam-se uma feira de testagem voluntária, jogos tradicionais, actividades culturais diversas, um mega-concerto musical envolvendo artistas locais e outros convidados, uma feira de gastronomia, uma exposição de arte e uma feira do livro.
“Pretendemos com estas festividades elevar o bom nome de Chibuto à escala nacional e internacional, feito que, aliás, já assumiu a sua evidência com a presença do Clube de Chibuto no Moçambola” destacou Francisco Mandlhate.

II Jornadas Científicas da ESNEC de 17 a 19 de Setembro 2014

II Jornadas Científicas da ESNEC de 17 a 19 de Setembro 2014

O lema escolhido para estas segundas jornadas é: "Papel do Empreendedorismo na Empregabilidade e no Desenvolvimento Local”. Por um lado, com os elevados índices de desemprego que se verificam ao nível do país surge uma necessidade de encontrarem-se formas alternativas para reverter a situação, daí que o Empreendedorismo, para além de gerar auto-emprego para os empreendedores, gera milhares de oportunidades de emprego para os demais. Por outro lado, o Empreendedorismo cinge-se na criação de tecnologias, bens e serviços que são oferecidos às comunidades, o que contribui para a elevação do seu bem-estar e geração de rendimentos, que concorrem para o desenvolvimento. Portanto, o tema revela-se de grande importância em virtude de procurar trazer essas facetas do Empreendedorismo para a sociedade.
O Director da ESNEC, dr Mario Jessen , no seu discurso de abertura afirmou que as Jornadas científicas revestem-se de grande importância para a esnec, visto que, destaca a importância da construção permanente do saber para a consolidação das três áreas do Ensino Superior: ensino, pesquisa e extensão. As Jornadas Científicas são muito importantes para integrar e consolidar a troca de experiências. Afirmou ainda que a província de gaza é um território em franco crescimento, mas ainda cresce desordenadamente e nós, a ESNEC temos que sustentar os pilares da economia de Gaza, transformando esta Província num lugar cada vez melhor, se cumprirmos a orientação da nossa Missão e Visão, que nos conduz a transformação da UEM em uma Universidade que privilegia a investigação e Extensão, de modo a conferir mais qualidade ao ensino, bem como colocar a disposição da sociedade pessoas munidas de ferramentas que possam contribuir para solucionar os diversos problemas do dia-a-dia, e ainda fazer um melhor aproveitamento de todo o potencial agrário, hidroagrícola, mineral, florestal, faunístico, turístico, cultural e patrimonial da província de Gaza.
Estas jornadas científicas tiveram uma inovação, pois não se circunscreveram apenas na divulgação do conhecimento científico produzido pelos docentes/investigadores e dos estudantes assistidos, como também serviram para a apresentação dos diversos planos de negócios elaborados pelos diversos alunos (aspirantes a empreendedores). Clica aqui para ver os trabalhos apresentados.

No fim das actividades todos Docentes, Estudantes e Convidados que apresentaram os seus trabalhos receberam certificados de participação e flesh usb.


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Núcleo dos Estudantes em Parceria Com a Autoridade Tributaria organiza a formação em "Disseminadores da Informação Fiscal e Aduaneira"


Núcleo dos Estudantes em Parceria Com a Autoridade Tributaria organiza a formação em "Disseminadores da Informação Fiscal e Aduaneira"

Decorreu na sexta-feira ultima pelas 13:30mints a Formação de: “Disseminadores da Informação Fiscal e Aduaneira”no pátio da ESNEC onde teve uma aderência assídua dos estudantes participantes, a formação contou com a presença dos agentes da Autoridade Tributária, onde teve sé a oportunidade de se aprender mas acerca do assunto
Seguiu-se depois com um road show, que contou com a presença de cantores da praça.
Confira as Imagens:


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CAMPEONATO INTER-UNIVERSITARIO DE GAZA



CAMPEONATO INTER-UNIVERSITARIO DE GAZA;

Mais um sábado de muito desporto e muita musica marcou o dia com as partidas agendadas, ISPG x ISGN, e ESNEC x USTM.

As partidas iniciaram com as turmas da calorosa cidade de Chokwe, o Instituto Superior Politecnico de Gaza, e do Instituto Superior de Gestao de Negocios, em que aos primeiros 15 minutos ISPG marcava o primeiro golo, assim sofria pressão o ISGN, a escassos minutos do termino da primeira parte ISG contava com três golos marcados,assim terminava a primeira parte da partida, ao apito do arbitro da partida, era inicio da segunda parte aos exactos 4 minutos ISPG marcava seu quinto golo na baliza da turma do ISGN, o calor eiuforico tomava conta do publico, assim a ISGN veria o seu sonho de vencer a partida em fumaça, por via de uma falta cometida  do nr 5 do ISPG, ISGN  marcava seu primeiro golo,via de um penalte, a partida continuava com o ISPG vencendo,ao seu estilo descontraído ISPG marca seu sexto golo na baliza do adversário, o que levou o publico ao delírio, estava mais que clara a vitoria da Cidade de Chokwe,ISGN tentou sem sucesso caminhar em direção a baliza do adversário, já era tarde, faltavam 6 minutos para o arbitro apitar o final da partida quando ISPG marcava aquilo que chamamos de golo de despedida.
Assim terminava a partida com a vitoria retumbante do ISPG, resultado final ISPG( 7 ) x ISGN ( 1 ).

O calor tomava conta da juventude que aguardava a entrada em Campo das dançarinas  da claque ̎ (Cheerleader̎̎̎ ) da Universidade São Tomas de Moçambique ( USTM), as meninas da USTM levavam o publico presente  no Campo do Clube de Chibuto ao delírio, assim vibrava com os passsos de dança da claque da USTM, assim antecedia-se o inicio da partida ESNEC x USTM, ao sinal do arbitro as duas equipes encontravam-se em campo,era tudo ou nada ESNEC teria que correr atras da bola, aos 25 minutos da partida USTM não perdia a chance de marcar o primeiro golo da historia das duas equipes, a equipe da ESNEC começava, assim a sentir a pressão, colando na baliza adversaria USTM, o barulho tomava do campo na disputa destas duas equipes, conseguia-se ouvir de longe os cânticos das duas claques, a partida decorria com a turma da ESNEC perdendo, quando esta as escassos minutos do termino da primeira parte USTM marcava seu segundo golo, o publico não perdia a forca, era uma guerra de claques, a claque da ESNEC clamava ao Treinador Cassamo pela entrada do ZICK ZENDA, o treinador ignorava o pedido do publico que persistia, ̎̎ QUEREMOS ZICK ZENDA ̎̎, a partida estava renhida a quando da intervenção da ESNEC, este maraca seu segundo golo, o publico na parava o nome do jogador da turma da ESNEC esteve na boca do publico, USTM, por sua vez não perdeu tempo de marcar um golo sem nenhuma diculdade era o desepero do publico, assim terminava a primeira parte.
Era a entrada triunfal da claque( Cherleader{ Arnalda, Imelda, Dercia,Lurdes,Noemia}) levavam assim o publico ao delírio, lamentável e o facto de este grupo ter pouca aderência, composto de 5 meninas super talentosas e criativas.
Do campo ouvia-se os gritos de forca a equipe e a claque, as meninas retiravam-se assim do campo, com os gritos alucinantes do publico.
Com a maquina afinada as duas equipes entravam em ação, a arbitro apita, o publico a vibrar como sempre com uma boa musica no fundo,ao som do Dj Faruk Jr, as atenções todas viradas ao campo ESNEC perdendo, as uns minutos do inicio da segunda parte, USTM marca mais uma vez o seu quarto golo, o publico da USTM entra em delírio e invade o campo, a situação volta ao normal, prossegue a partida com a ESNEC já sem esperança, sem chance ESNEC tenta rematar mas sai sem sucesso, USTM caminha em direção a baliza e marca o golo, a turma da USTM so vibrava.
Estava assim destinada a vitoria da USTM 15 minutos depois de ter marcado o ultimo golo, este tenta novamente e consegue marcar.
Decorria a partida, no final da partida USM marcava  o último golo, assim foi o resultado USTM (6) x ESNEC ( 2 ).
Era o termina de mais um sábado de muito desporto e muita musica com a promessa de que haja no sábado que se avizinha-o concurso das Cheerleader promete mais ̎ gás ̎.
Estudantes consideram este evento como uma das formas mais divertidas de se aprender.
Proximo sábado há mais, grande Abraco!!!!!
Não se ESQUECA DE SE DIRIGIR AS URNAS NO DIA 15 DE OUTUBRO.
O TEU VOTO CONTA.






  

Reportagem; Edson Sigaúque
Fotografia; Sigaúque ̸ Desginer Picture  

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

II Cerimônia de Graduação dos Estudantes da ESNEC

II Cerimônia de Graduação dos Estudantes da ESNEC

PDF Print E-mail

A Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), da Universidade Eduardo Mondlane, graduou na última Sexta-feira, 15 de Agosto de2014, ano que a ESNEC completa 5 anos de existência, 104 licenciados dos cursos de Agricultura Comercial, Agro-Negócios, Comércio, Finanças e Gestão e Liderança, dos quais 33 do sexo feminino e 71 masculino, provenientes das três regiões do país.
 Na ocasião o director da ESNEC, dr. Mario Jessen, iniciou a cerimonia saudando a todos dirigentes, pais e encarregados de educação que vieram de vários pontos do país para assistirem o evento tão importante na vida de todos participantes.“A todos desejamos boas vindas e boa estadia em Chibuto, em particular na ESNEC”. Aconselhou aos graduados dizendo que “Vocês na condição de licenciados entendam a responsabilidade do alcance de um trabalho bem feito, realizado com esmero e competência humana e profissional, sejam articuladores de um grande projecto: o de fazer as pesoas acreditarem que são capazes de alcançar resultados desejáveis”.Falando na ocasião, o reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo manifestou satisfação pelo facto de 41 porcento dos graduados serem oriundos de Gaza, o que, segundo ele, mostra quão significativo é o contributo da universidade para a formação dos filhos daquela Província. “Continuamos e continuaremos a ser uma universidade nacional, mas com um contributo significativo para o local e as comunidades onde as nossas unidades se encontram instaladas”.Disse ainda a todos graduados “O contributo de cada um de vós engrandecerá não apenas a vós, como também aos pais, a ESNEC e em última instância o país. Nesta perspectiva saibam traduzir o nosso lema, que é ‘Identificar oportunidades e transforma-las em riqueza’. A premissa que vós podeis trilhar promovendo o auto-emprego e, gerando empregos para os demais compatriotas, estimulando os outros concidadãos a fazer o mesmo”.Por sua vez, a Directora Provincial de Coordenação dos Assuntos Ambientaisde Gaza, Felizarda Manguel, em representação do Governador da Província, expressou gratidão à UEM, por ter escolhido aquela Província e em particular o Distrito de Chibuto, para acolocação da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo, que segundo ela, ministra cursos modernos. Afirmou que os graduados desta escola têm pela frente o grande desafio de transformar o conhecimento adquirido em alavanca que irá potenciar a luta contra a pobreza, “com base na criação de novos empreendimentos, que irão criar novos postos de trabalho, contribuindo desta forma para a redução do desemprego que afecta grandemente os nossos jovens”. “Graduados, todos nós olhamos para vós, como um horizonte para o futuro,que vai alavancar o desenvolvimento de Moçambique, tendo em conta o prestígio que a instituição, Universidade Eduardo Mondlane, em particular a ESNEC, granjeiam no país e além-fronteiras na formação do Homem”, acrescentou. Foram nesta cerimonia premiados aos melhores estudantes, que se destacaram durante o seu percurso. A empresa Regadio do Baixo Limpopo ofereceu um estagio profissional para produção de sementes numa área de 1 hectar aos estudantes Celeste de Fátima e Manogil Ricardo Mambo de curso de Agricultura Comercial e Agro-Negócios respectivamente; BCI ofereceu cartões de crédito no valor de10.000MT aos estudantes de curso de Finanças, Comércio e Gestão e Liderança Hermano Clemente dos Imaculados, Crimildo Fernando Magaiza e Inora Mário Sitoe respectivamente, estes dois últimos estudantes receberam igualmente da TVCABO um estágio profissional e por fim o Município de Chibuto ofereceu ao melhor estudante um computador de mesa, neste caso a Inora Mário Sitoe. A cerimónia foi abrilhantada pela Companhia Provincial de Dança de Gaza,que interpretou ritmos de Xigubo, e pelo coral da ESNEC.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

COMISSÃO DE ESTÁGIO- 2014-Lista Provisória da confirmação de locais de acolhimento, NUIT e NIB



UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS E EMPREEDEDORISMO DE CHIBUT
Lista Provisória da confirmação de locais de acolhimento, NUIT e NIB
COMISSÃO DE ESTÁGIO- 2014

Caros candidatos ao Estágio 2014 na sua primeira fase, consultem no link abaixo a lista provisória da confirmação de unidades de acolhimento, NUIT e NIB. Conforme o pedido por vós endereçado, e que foi acomodado constam da lista estudantes com, até duas cadeiras em falta ora, estes são obrigados a estagiarem numa unidade que se localiza em Chibuto ou num raio de 70km máximo (Xai-Xai, Macia, Manjakazi, Chokwe). 

Eventuais reclamações poderão ser feitas directamente neste post, por meio de email para aurelio.muchanga@uem.mz ou na sala da comissão até, no máximo, 11h do dia 04 de Agosto.

O encontro com a Direcção terá lugar as 14h da terça-feira (05 de Agosto) na sala de conferências.


quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projecto Niche & Coordenação para Investigação e Extensão Lançam Curso de Análise de Cadeias de Valor


Universidade Eduardo Mondlane
Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC)
Projecto Niche & Coordenação para Investigação e Extensão

CANDIDATURA A FREQUÊNCIA DE CURSO DE CURTA DURAÇÃO

Tema: Análise de Cadeias de Valor
Formadores:
John Belt (KIT - Holanda) & Docentes da ESNEC
Data: 15 a 18 de Setembro de 2014
Local: ESNEC
Duração: 04 dias
Custo: Gratuito
Prazo da submissão da candidatura: 15 de Agosto de 2014
Local de entrega da candidatura: Secretaria da ESNEC




Estão convidados todos estudantes do terceiro ano dos cursos de graduação da ESNEC a candidatarem-se para frequentar um curso de curta duração sobre “Pesquisa-acção e análise de cadeias de valor” a ser ministrado por especialistas Holandeses do Royal Tropical Institute e docentes da ESNEC. Os participantes obterão um certificado no final do curso e integrarão uma equipa para elaboração de um Manual a ser publicado (Case study).







Resultados esperados com a formação:
No final da formação espera-se que os participantes sejam capazes de:
·        Explicar os princípios da pesquisa-ação e como eles se aplicam a ESNEC
·        Explicar os princípios de cadeias de gênero, pesquisa-ação e valor
·        Integrar as questões de gênero em todas as atividades de pesquisa de ensino e ação
·        Identificar oportunidades de pesquisa-ação nos currículos actuais e futuros
·        Desenvolver atividades de pesquisa-ação para estudantes e pessoal
·        Explicar os princípios de desenvolvimento da cadeia de valor
·        Explicar o valor e processo de análise de cadeia
·        Analisar cadeias de valor de diversos produtos
·        Escrever um caso sobre uma mercadoria através de uma abordagem da cadeia de valor

Requisitos de concurso:
1.     Carta de manifestação de interesse dirigida ao Coordenador do Projecto Niche, e indicar o seu desempenho académico (médias das cadeiras do semestre anterior); e
2.     Estar a frequentar o terceiro ano de graduação na ESNEC.

O Coordenador
Eng. Paulo Muando

CC. // Coordenador para Investigação e Extensão