sábado, 7 de julho de 2018

Exonerado Conselho de Administração da LAM

Os accionistas das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), reunidos
em Assembleia-geral extraordinária, decidiram esta quinta-feira,
exonerar os membros do Conselho de Administração da LAM e criar
uma Comissão de Gestão, para assegurar o funcionamento normal da
empresa.
A informação foi avançada num comunicado do Instituto de Gestão
das Participações do Estado (IGEPE).
Nos últimos dias, vários passageiros ficaram impedidos de viajar pela
companhia por falta de combustível nas aeronaves. A empresa referiu
que limitações financeiras estariam por detrás do cancelamento dos
voos.
Fonte : RM

quarta-feira, 4 de julho de 2018

AINDAO NÃO SÃO CONHECIDOS TODOS CANDIDATOS À DIRECҪÃO DA ESNEC

A Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto(ESNEC), vai as urnas no dia 18 do corente mês, para decidir os destinos nos próximos 3 anos, dados em nossa posse indicam que concorrem nestas eleições, dr. Samuel Simião Sitoe, com a candidatura já submetida, esperando somente a confirmação da comissão de eleições criada para o efeito, especula-se que concorra dr.Salomao Viagem, até este momento sem a candidatura confirmada de acordo com uma fonte da comissão de eleições da ESNEC.
As eleições da direcção realizam-se a quando do término do mandato do actual director da ESNEC, dr. Mário Alberto Jessen, nomeado em Agosto de 2010 pelo magnifico para um mandato de três anos, e viria a ser reconduzido em 2014 através de uma eleição interna.
Sendo ao reitor que compete nomear directores das Escolas Superiores, sendo os mesmos cargos de confiança, há necessidade de realização de um processos de selecção pelo qual será apresentada, a final proposta de 3( três ) nomes identificados no critério das "Normas de Eleição de Candidatos a Director de Faculdade,Escola Superior ou Centro da UEM, "   aprovados pela Deliberacao Nº 21/CUN/2015, de 17 de Setembro , do Conselho Universitário , que satisfisfaçam  os requisitos  e critérios para a nomeação de Director de Escola.
Refere uma exortação do Gabinete do Magnifico Reitor da Universidade Eduardo Mondlhane, Professor doutor Orlando Quilambo, datada a 05 de Junho de 2018.
Ainda em nota o Reitor da mais antiga instituição de ensino Superior em Moçambique, exorta aos potenciais  candidatos a Director da ESNEC,  que não hesitem em exprimir  a disponibilidade   consubstanciada nas suas qualidades profissionais em candidatarem-se o quanto possível , em vista a que a direcção da ESNEC encontre nos mesmos , a diversidade necessária  e as melhores opções a confirmar, refere a  nota.
@PortalESNEC.2018


Ferroviário de Maputo é campeão de inverno

Os locomotivas da capital do país venceram hoje o Ferroviário da Beira
por 1/0, em desafio da décima quarta jornada do Moçambola 2018.
Com dois jogos a mais que a União Desportiva do Songo, o Ferroviário
de Maputo soma 32 pontos, mais seis que os hidroeclétricos.
O Ferroviário da Beira está em sétimo com 19 pontos.
Amanhã jogam UP de Manica/Maxaquene e Textafrica de Chimoio/
Ferroviário de Nampula.
Fonte: (RM Desporto)

SAMUEL SITOE PODERÁ SER O DIRECTOR MAIS JOVEM NA HISTÓRIA DA ESNEC

SSS.MBA
Com 36 anos, e com uma larga experiencia na função pública, dr. Samuel Sitoe, ou simplesmente SSS.MBA, nos corredores do ambiente academico , poderá ser o director mais jovem a dirigir a ESNEC, antes mesmo do inicio da campanha eleitoral, Sitoe já granjeia alguma simpatia entre os potenciais eleitores, com uma visão ampla para negócios acreditam que o potencial do mesmo poderá elevar o nome da ESNEC, para além fronteiras, dos planos do candidato Samuel Sitoe, consta a expansão dos serviços da ESNEC, revisão do currículo para uma escola de negócios.

Samuel Simião Sitoe, de 36 anos de idade, natural de Gaza, casado, docente da instituição é oficialmente candidato a Director da ESNEC.

Acompanhe o diário das Eleições a partir do dia 09 no Portal ESNEC
Portal ESNEC, mais conhecimento, mais informação

ESTUDANTE DA ESNEC DESAPARECIDO

Credito: Perfil (redes sociais)
Levert Paulo Utui, estudante do curso de Agricultura Comercial, no primeiro ano, encontra-se desaparecido, a família afirma ter perdido contacto com o jovem, facto que levou a mãe, a viajar para encontrar o filho, tendo chegado a Chibuto não teve nenhum sinal do mesmo.


Não se sabe há quantos dias este desaparecido, mas colegas próximos afirmam que o jovem não prestou aos exames finais do semestre, provavelmente esteja desaparecido há duas semanas.


Colegas de turma do jovem juntamente com a família, contactaram o Núcleo dos Estudantes da ESNEC, para tentar localiza-lo, a família pede a quem souber o paradeiro do mesmo contacte a família através do contacto: 84 56 037 48.

@PortalESNEC.2018

ESTÁ CONSITUÍDA A COMISSÃO DE ELEIҪÕES PARA O CARGO DE DIRECTOR DA ESNEC 2018

A Comissão de eleições criada para o efeito é constituída por dr. Amâncio Florêncio, docente da EESNEC, como presidente, dra. Maria Helena Primeiro, funcionaria da ESNEC, Sábado Matola, presidente do Nucleo dos Estudante da ESNEC, dr, Almiro Manjaze, da direcção dos recursos humanos da UEM-Sede e por dr. Alfredo Saúl
Esta comissão será responsável pelo escrutínio de 18 de Julho,  de acordo com o cronograma prevê-se que a campanha dos candidatos tenha seu inicio  de 09 a 16 de Julho, sendo que o dia 17 esta marcado para debate frente a frente entre os candidatos, prevê que também a divulgação dos resultados seja no mesmo dia 18.

A comissão apela massivamente a participação de todos os intervenientes, no processo, de forma lamentável este processo acontece numa altura em que estudantes maioritariamente estão de férias, no calendário dos exames prevê-se que a ultima recorrência é no dia 17 de Julho, facto que deixa alguns estudantes indignados.

As eleições de direcção decorrem em simultâneo na UEM-sede, concretamente na faculdade de direito da Universidade Eduardo Mondlane.

@PortalESNEC2018

SAMUEL SITOE É CANDIDATO A Director da ESNEC

Samuel Simiao Sitoe MBA
Samuel Simião Sitoe, carinhosamente tratado pelos estudantes, por SSS, MBA, é desde ontem (03) candidato a direcção da Escola Superior de Negócios e Empreededorismo de Chibuto, a confirmação da candidatura foi feita através da submissão da candidatura a comissão de eleições, na tarde desta terça feira.
Samuel Sitoe,  de 36 anos de idade, com um currículo vasto na administração de negócios, é licenciado em Administração Pública, pelo  Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), é Master of Bussiness Administration, pela Graduate School of  Bussiness em Johannesburg, na República da África do Sul, formação esta que iniciou em 2012 tendo terminado no ano de 2014, tem também na bagagem Doutoramento em Finanças pela Ligs University, em Honolulu nos Estados Unidos da América , formação  esta suspensa em 2017 devido a desvalorização da moeda nacional face ao dólar, é dotado também de formações na área de gestão de incubadoras de negócios, gestão de parques de ciências e centros de inovações .

Sitoe, têm uma larga experiência na função pública, tendo exercido o cargo de chefe da repartição de finanças no governo do distrito de Guijá, na província de Gaza, foi docente de Direito Administrativo e Contabilidade Publica, na Escola Superior de Economia e Gestão, delegação de Chokwé.
É docente da ESNEC desde 2009, ano da abertura da mesma, onde foi docente de Introdução a Gestão, Contabilidade Financeira1, Gestão de Inovação, Gestão de Operações, exerceu também o cargo de chefe de repartição de planificação e cooperação, Gestor da incubadora de negócios, Gestor de projectos de apoio as PME’S em parceria com o IFC (Banco Mundial) actualmente regente das cadeiras de Empreededorismo 1 e 2 e Plano de Negócios, é membro do conselho da ESNEC, membro do conselho técnico científico, Samuel Sitoe é também empresário, fundador e administrador da Mwalimu, uma empresa de consultoria e pesquisa. Internacionalmente é Master Trainer of  Trainer, no IFC, e analista de potencial de investimentos e exportações no Centro Internacional de Comercio
Recorde-se que Samuel Sitoe, integrou o primeiro grupo de docentes que iniciaram a docência na ESNEC, inciou a elaboração do plano de Negocio para a implementação de projectos do Banco Mundial, Liderou o processo de aprovação de, pelo Banco Mundial, da implantação de dois projectos de apoio às PME’s na ESNEC, coordenou a revisão curricular do curso de Agro-Negocios, esteve também em frente  da concepção de da incubadora de negócios da ESNEC, tendo culminado com a promoção da expansão do  cadeira de Plano de Negócios para todos os cursos e o aumento dos créditos da cadeira.
Momento apos a submissao da candidatura( creditos: perfil pessoal)


O elenco encabeçado por Sitoe é composto maioritariamente, por jovens docentes da ESNEC, informações avançadas pela comissão de eleições dão conta que a divulgação dos candidatos esta marcada para o dia 06 de Julho de 2018,  e a campanha inicia no dia 09 do mesmo mês, ainda não há informação da submissão de outras candidaturas, uma fonte próxima a comissão de eleições revelou a nossa reportagem que por enquanto Samuel Simiao Sitoe, é o único candidato que submeteu a sua candidatura.

A eleição ao cargo de director da ESNEC, realiza-se a quando do termino do mandato do director Mario Alberto Jessen, que exercia o cargo desde 2010, Jessen foi reconduzido ao segundo mandato através de uma eleição interna, onde concorreu o professor Vínculos actual director do ISCAM ( Instittuto Superior de Contabilidade e Auditoria de Mocambique ) órgão tutelado pela UEM.
O mandato de um director de  acordo com o disposto no artigo 29 numero , do decreto numero 12/95, de 25 de Abril do conselho de ministros, prevê – se reconducao , tendo o mandato a duração de 3 anos.
O vencedor deste escrutínio será conhecido no dia 18 de Julho de 2018,  a percentagem de votos é de 20% estudantes 50% docentes 30% CTA.

@PortalESNEC2018

terça-feira, 3 de julho de 2018

Maputo Sul Garante Conclusão De Cinco Acessos À Ponte Até Final De Julho

O Presidente do Conselho de Administração da Empresa, Maputo Sul, garantiu que até o dia 31 de Julho, cinco de um total de seis acessos estarão concluídos com excepção da entrada da 24 de Julho, o que permitirá acessibilidade para automobilistas.

Depois da falha na entrega da Ponte Maputo Katembe e que inicialmente estava prevista para o fim do primeiro semestre deste ano, a Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul diz que ainda não há data exacta para e entrega da infra-estrutura.
A conclusão da rampa que está mesmo na entrada da 24 de Julho está dependente da libertação das duas famílias com as quais a Maputo Sul ainda está a negociar os valores das compensações.

A conclusão dos acessos da Ponte Maputo Katembe na perfeição implicará também a desactivação dos estaleiros próximos da Malanga segundo o PCA da Maputo Sul.

Fonte: Folha de Maputo