|
Doutor Viagem
Candidato da Mudança Responsável
|
Salomao Viagem, 42
anos de idade,casado, natural da província de Sofala, docente da
UEM-ESNEC, tambem foi docente da Universidade Jean Piaget,Universidade Pedagogica-Gaza, Instituto
Superior Gwazamtine, ESEG-Xai-Xai, jurista
e Membro da Ordem dos Advogados de Mocambique , é também agente da propriedade
industrial.
Tem como pilares para
o manifesto da candidatura:
1- Administração e Gestão da ESNEC
Perspectivas:
· Prosseguir
com o aperfeiçoamento e melhoria dos Procedimentos Administrativos de Gestão da
coisa pública conforme normas vigentes;
· Aperfeiçoar e concluir o processo de
aprovação do Regulamento Interno da ESNEC;
· Estreitar
a ligação com os órgãos centrais da UEM e implementar tempestivamente as suas
instruções;
· Aprimorar a eficiente gestão do Hotel de
Chibuto;
· Monitorar permanentemente o funcionamento
do Hotel de Chibuto;
· Buscar
as melhores formas de racionalizar o Hotel de Chibuto;
· Materializar
o pleno funcionamento dos órgãos de governação da ESNEC conforme consagrado no
Regulamento;
· Promover
a coesão e sincronia entre os membros da Direcção da ESNEC e entre estes e o
Conselho de Direcção através de encontros semanais e bimensais respectivamente para
apreciação e solução de diferentes matérias da vida da ESNEC;
· Redistribuir e aproveitar de forma racional
os espaços físicos, (infraestruturas) da ESNEC;
· Aplicar
os Recursos Financeiros e Materiais com ênfase nas actividades pedagógicas com
vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem;
· Promover
a transparência na Gestão dos Recursos Financeiros e Materiais através da divulgação
semestral de informes técnicos de execução orçamental;
2.
Investigação e Extensão:
· Promover
a Investigação Científica através dos Departamentos envolvendo docentes e estudantes;
· Criar uma Brochura Científica semestral que
comportará a colectânea do material científico produzido por cada Departamento;
· Realizar
Seminários temáticos sobre o Empreendedorismo em cada semestre não só em
Chibuto como também noutros locais a serem previamente estabelecidos;
· Promover
palestras de Empreendedorismo nas comunidades através das associações locais;
· Buscar
parcerias com instituições públicas e privadas em recursos financeiros e materiais
para a implementação dos melhores planos de negócio aprovados na culminação do
curso;
· Estabelecer
acordos de cooperação com escolas e ou institutos superiores congéneres nacionais
e estrangeiras;
· Ministrar
cursos de empreendedorismo de curta duração em diferentes locais;
· Angariar
fundos através das Organizações Não Governamentais para prossecução de diversos
Projetos;
3. Recursos Humanos
Perspetivas:
· Gerir
o Pessoal local em estreita sintonia com os Recursos Humanos Centrais;
· Monitorar
a Promoção e Progressão dos Docentes e CTA;
· Gerir
com critérios objetivos os Planos de Formação;
· Melhorar
o sistema de informações úteis aos docentes e funcionários;
· Prosseguir com a contínua capacitação do
corpo docente com base em formações, quer a nível académicos quer através de
cursos de curta duração;
· Incentivar a formação do CTA no ensino
técnico profissional (básico, médio e superior) nas áreas específicas do
trabalho que desempenham;
· Prosseguir
com a flexibilização dos meios de diálogo Docentes/Direção/CTA;
· Promover
através dos meios práticos que se julgarem convenientes, a divulgação dos instrumentos
normativos vigentes na UEM para os diferentes sub - grupos da comunidade
escolar (Docentes, CTA, Estudantes).
4. Ambiente Social, Saúde e Higiene
Perspetivas:
· Prosseguir
com acções de melhoria das condições sociais da comunidade escolar;
· Instituir
a figura de precetor de estudantes (masculinos e femininos) para acompanhar as
suas preocupações de caráter social enquanto alojados na ESNEC e arredores;
· Prosseguir
com acções que visam a disponibilização de um médico para apoio a comunidade
escolar nas suas necessidades de cuidados de saúde que pela sua natureza não
careçam de outros níveis de atendimento;
· Primar
pelo rigor na higiene e limpeza das instalações de um modo geral e de um modo
especial dos locais que pela sua natureza demandam maior atenção neste sentido;
· Monitorar
permanentemente as condições de alimentação e alojamento dos estudantes;
5.
Promoção da ESNEC
Perspetivas:
· Revitalizar
e rever o Portal da ESNEC com vista a difusão dos principais eventos e quotidiano
da unidade orgânica e da UEM em geral;
· Divulgar a ESNEC, seus cursos, actividades,
através de panfletos e outdoors em locais públicos como escolas
secundárias e pontos estratégicos a serem previamente identificados, com vista
a incentivar o maior número de candidaturas, principalmente nos cursos com
menor aderência como agricultura comercial e cursos Pós-Laboral.