sábado, 24 de junho de 2017

Programa YALY

SUBMETA A SUA CANDIDATURA
PARA O CENTRO DE LIDERANÇA REGIONAL ÁFRICA AUSTRAL MAPUTO SATÉLITE
4ª EDIÇÃO (04 A 29 DE SETEMBRO, 2017)

A Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (YALI) foi lançada como um esforço assinalável para investir na próxima geração de líderes africanos. O YALI, Centro de Liderança Regional da África Austral (RLC SA), é organizado pela Universidade da África do Sul – UNISA, na Graduate School of Leadership Business em Midrand, para a formação em inglês. A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) organiza a formação em Português, em Maputo - Moçambique. O RLC SA visa criar pensadores críticos que podem resolver problemas complexos e multidisciplinares; fomentar o espírito empresarial e inovador; e incentivar a comunicação transfronteiriça e colaboração multicultural. O RLC SA desenvolve as habilidades de jovens líderes africanos, através do núcleo de formação em assuntos africanos contemporâneos, bem como de formação especializada em três áreas-chave: Negócios e Empreendedorismo; Liderança Cívica e Gestão Pública.

Os candidatos devem possuir os seguintes requisitos:
 Idade (18-35)
 Demonstrar compromisso para desenvolver as suas comunidades, os seus países e o continente Africano
 Experiência comprovada e histórico em Administração Pública, Negócios e Empreendedorismo ou Liderança Cívica
 Cidadãos dos seguintes países: Angola e Moçambique
 Possibilidade de se dedicar a um programa de treinamento residencial de quatro semanas
 Proficiência na língua Portuguesa

O programa incentiva as candidaturas de:
 Pessoas de comunidades rurais e economicamente desfavorecidas
 Jovens líderes com deficiência
 Mulheres
 Pessoas que são HIV positivas ou que vivem com SIDA
 Indivíduos que representam e defendem os direitos das comunidades LGBTIQ
 Outros grupos minoritários

A candidatura e a participação no programa é grátis. Os candidatos aprovados terão transporte de ida e volta disponível para o local do programa, alojamento, refeições e material do curso. Todas as outras despesas não referidas neste ponto estarão a cargo do participante.

As candidaturas para a 4ª edição estarão abertas até ao dia 23 de Junho de 2017 (23:59, Horário de Moçambique). O programa é presencial e requer um compromisso de assistir todas as sessões do dia 4 a 29 de Setembro de 2017. Na sequência do programa presencial, há uma componente para realizar um projecto durante três semanas no período pós participação na componente presencial.

Para submeter a sua candidatura, visite o site da YALI RLC SA: https://yaliafricaaustral.melimu.com/ ou Contacte: Aniandes Mutemba. Tel: +258 84 5985824 ou +258 823651450 Email: aniandes.gerson@gmail.com Catarina Munguambe, +258 82 83 60 170; Email: catarinajohane@gmail.com; César Langa, + 258 845688923; Email: lang.cesar31@gmail.com; Lídia Mutemba, + 258 843909411; Email: kimkateko@gmail.com e Bento Marcos Email: marcobg@unisa.ac.za

terça-feira, 20 de junho de 2017

Programa Jovem Micro Empreendedor da BUR INVEST

ES UM JOVEM EMPREENDEDOR?

Tens um projecto?

O teu projecto ou negócio já esta a funcionar a mais de um ano?
Acredita no potencial do seu negócio e QUER VER A CRESCER?

Te informe sobre este programa e venha ter connosco! Mais informações em

www.burinvest.com

BUR INVEST  - Conversas de Jovens para Jovens

domingo, 18 de junho de 2017

Estudantes no Uganda desenvolvem o primeiro autocarro solar de África com o apoio do Governo

A ideia de desenvolver um autocarro alimentado a energia solar nasceu na Universidade Makerere, no Uganda, mas é nas estradas do país que promete ganhar velocidade, graças ao apoio do Governo de Kampala, empenhado em financiar o projecto dos seus estudantes.



Baptizado de Kayoola, o primeiro autocarro solar de África - com 35 lugares e capaz de atingir uma velocidade de 92 quilómetros por hora até recarregar baterias -, foi um dos projectos em destaque na Assembleia Ambiental das Nações Unidas, realizada ano passado no Quénia.

"O que mais temos em África é sol, e uma das coisas que mais nos faz falta são os transportes públicos. Então, decidimos juntar o útil ao agradável e criar o autocarro solar", explicou ao diário espanhol El País Richard Madanda, vice-presidente para o desenvolvimento da Kiira Motors, empresa que está a executar o projecto.

Equipado com duas baterias, o Kayoola, cujo protótipo tem merecido rasgados elogios em todo o mundo, pode ser alimentado tanto a energia solar como a energia eléctrica.

Segundo explica Richard Madanda, um dos estudantes da Universidade Makerere entretanto contratado pelo Governo, a optimização das baterias é um dos principais desafios do autocarro solar.

Igualmente relevante para a circulação do Kayoola é a diminuição dos custos de produção, tendo em conta que os encargos do primeiro veículo ascenderam a cerca de 140 mil dólares.

Fonte: El País/ inovacion