Um mês depois de abandonar o poder, o ex-Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, vai ser acusado de corrupção no caso de um contrato de armamento com industriais estrangeiras que remonta ao fim da década de 1990, escreve o Expresso.
Segundo o procurador-geral, Shaun Abrahams, Zuma será julgado por fraude e corrupção, porque há razoáveis perspectivas para pensar que as acusações judicias contra Zuma serão concluídas.
"Submeter o caso a julgamento é a forma mais apropriada de abordar as acusações", acrescentou Abrahams, que indicou que a decisão já foi comunicada ao próprio Zuma.
Fonte: Jornal O país
sábado, 17 de março de 2018
Jacob Zuma julgado por fraude e corrupção
sexta-feira, 16 de março de 2018
Isaura Nyusi defende união para erradicação da violência doméstica
O país celebra hoje o dia da Organização da Mulher Moçambicana, OMM, cujas cerimónias centrais tiveram lugar em Maputo e foram dirigidas pela primeira-dama e presidente desta organização, Isaura Nyusi, que analisa e faz um balanço positivo da trajectória da mulher em diferentes campos de actividade, nos últimos dias.
Para a presidente da OMM, apesar dos avanços registados, a mulher moçambicana depara-se ainda com muitos desafios, um dos quais, a violência doméstica, que defende ser um mal que deve ser combatido através da união.
A sensibilização e educação da mulher são tidas como uma das soluções para acabar com a violência doméstica.
Fonte: Jornal O país
José Eduardo dos Santos admite abandonar presidência do MPLA
O ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, reconheceu esta semana, durante uma reunião da cúpula do MPLA, que poderá abandonar a presidência do partido, cargo que tinha prometido deixar até ao fim deste ano, avança o Expresso.
A declaração de que poderá fazê-lo em breve foi feita depois de um dos subscritores de um abaixo-assinado contra a sua permanência à frente do MPLA, ter exigido o fim imediato da bicefalia política (existência de dois poderes, oriundos da mesma força política): João Lourenço é o Presidente da República e Eduardo dos Santos o líder do partido que governa o país - e que até recentemente era automaticamente o chefe do Estado.
“Se quiserem que eu saia, eu saio já!”, disse, em reacção à corrente de vozes que, no seio do partido, pretendem vê-lo afastado da vida política.
O MPLA é o partido no poder em Angola há 42 anos. Esta sexta-feira, o Comité Central do partido vai se reunir.
Fonte: Jornal O país
Campeonato ESNEC
Sábado dia 17 de Março todos os caminhos irão dar no campo de Futsal do clube de chibuto. Venham testemunhar a abertura da terceira edição do campeonato ESNEC.
Campeonato este que visa promover o intercâmbio entre as turmas da instituição, unindo todos os alunos num só espaço para apoiar as suas equipas.
Agenda:
15:30 - Jogo de abertura entre as equipas superstar A e B feminino.
16:00 - dança
16:10 - selecção ESNEC vs campeões 2017 masculino