quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sala de Informática proíbe entrada de computadores portáteis (laptops) este facto deixa estudantes indignados.




Sala de Informática proíbe entrada de computadores portáteis (laptops) este facto deixa estudantes indignados.


Logo a entrada da sala de informática me deparei com uma informação escrita com letras maiúsculas e bem visível ” E EXPRESSAMENTE PROIBIDO ENTRADA DE COMPUTADORES PORTATEIS” fiquei surpresa, e a me perguntar, agora como irei fazer o meu trabalho Relata um estudante.
O Portal ESNEC constatou que esta informação e verídica e que a medida foi tomada com vista a proteger o património da respectiva sala, visto que a maioria dos estudantes com Laptops, tiram os cabos de rede dos computadores e isto danifica o funcionamento dos mesmos prejudicando assim aos usuários da sala que não tem este dispositivo portátil. Foi criado uma zona WI-FI (wirless) para que os portadores de Laptops possam usufruir da Internet.
Mas os estudantes não receberam com alegria esta informação e não acham coerente a justificativa visto que segundo eles a zona WI-FI (wirless) não dispõem de condições necessárias para o uso de Laptop, não existem Tomadas de energia para carregar, e alem de que a rede WI-FI (wirless) e uma rede muito fraca e de péssima qualidade, e que os computadores da sala de Informática não satisfazem a demanda dos usuários da mesma.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Vice Ministro da educação visita a ESNEC no dia 02 do corrente mês, com vista a realização de supervisão às instituições de ensino superior sediadas na Província de Gaza.



Vice Ministro da educação visita a ESNEC no dia 02 do corrente mês, com vista a realização de supervisão às instituições de ensino superior sediadas na Província de Gaza.

No âmbito da realização de supervisão às instituições de ensino superior, Vice Ministro da educação visita a ESNEC.
A actividade de inspecção às Instituições de Ensino Superior é uma acção de controlo do funcionamento, exercida sobre as Instituições de Ensino Superior, quer públicas que privadas, no âmbito da superintendência do Ensino Superior.

De acordo com a Lei do Ensino Superior, a Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro,no seu artigo 17,Todas as  
instituições de ensino superior estão sujeitas à superintendência do Ministro que dirige O Sector, devendo   
para tal cumprir com as respectivas normas e determinações que lhes sejam Aplicáveis.

Assim, pretende o Ministério da Educação realizar actividades de supervisão às instituições de ensino superior sediadas na Província de Gaza

Objectivos da visita.
Apreciar o desempenho académico e organizacional das instituições tendo em conta a componente infra-estrutural, académica, relevância dos cursos oferecidos e a composição e formação do corpo docente.

Aferir o grau de funcionalidade das instituições no que tange à adequação e conformidade dos actos administrativos com os comandos normativos aplicáveis.
Igualmente serão feitas visitas de supervisão em outras instituições na Província de Gaza.
  •  Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG)
  •   Universidade Eduardo Mondlane (UEM) - Delegação
  •   Instituto Superior de Gestão e Negócios (ISGN)
  •   Universidade Pedagógica (UP) - Delegação
  •   Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) - Delegação;
  •   A Politécnica (A POLITÉCNICA) – Delegação;
  •   Universidade S, Tomás de Moçambique (USTM) - Delegação



Termos de referência para a realização de supervisão às instituições de ensino superior sediadas na Província de Gaza