sábado, 1 de abril de 2017

Portal Esnec no seu celular

Agora poderá acompanhar as informações do Portal Esnec no seu celular.
Se tiver a usar Android pode baixar o aplicativo clicando no link abaixo:

Aplicativo portal esnec

Se estiver a usar Blackberry ou iPhone e só clicar aqui

sexta-feira, 31 de março de 2017

Jacob Zuma demite dez ministros sul-africanos

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, demitiu, na noite de quinta-feira para hoje, 10 ministros, entre os quais o respeitado responsável pelas Finanças, Pravin Gordhan, mergulhando o ANC numa crise noticia a Lusa.

Após vários dias de rumores e tensão, o chefe de Estado anunciou a grande remodelação do Governo, marcada pela nomeação de 10 ministros e outros tantos vice-ministros, a maioria considerados seus fiéis.

A situação de Gordhan, que se opunha há meses a Zuma acerca da boa gestão dos fundos públicos, divide o ANC.

"Dei a conhecer a minha opinião, uma série de colegas e camaradas não estão satisfeitos com esta situação, particularmente a demissão do ministro das Finanças que serviu o país com honra e excelência", declarou o vice-presidente, Cyril Ramaphosa, adiantando considerar inaceitável a demissão de Gordhan.

O secretário-geral do ANC disse que "pela primeira vez, os responsáveis (do partido) não conseguiram chegar a um acordo ou aceitar as mudanças".

"O Presidente veio com uma lista. Disse 'vocês podem comentar se quiserem, mas é a minha decisão'", contou Gwede Mantashe, adiantando que o procedimento o deixou "nervoso e desconfortável".

Os novos ministros deverão tomar posse ainda hoje, embora a Aliança Democrática, na oposição, já tenha dito que iria apresentar um pedido urgente ao Supremo Tribunal do Cabo Ocidental para suspender a cerimónia.

Os mercados financeiros reagiram imediatamente à saída de Gordhan e o rand sul-africano perdeu até 2,6% em relação ao dólar hoje de manhã.


Rei e Rainha 2016 Preparam-se para entregarem o Trono

Domingos Macamo e Cristina preparam-se para dar a coroa, segundo eles prometem dar um grande ‘show’ no dia 22 de Abril no Baile de Caloiros.



‘ Estamos ansiosos, e esperançosos de que todos irao  adorar a nossa coreografia, neste momemto estamos a ensaiar arduamente com o nosso coreógrafo, Felicio, e ele esta exigir mais de nós e é isso que queremos dar ao publico.

Gaza recebe equipamento contra incêndios

A PROVÍNCIA de Gaza conta desde ontem com mais duas viaturas de combate a incêndios, destinadas ao Serviço Nacional de Salvação Pública.

A cerimónia de entrega foi oficialmente dirigida pela governadora de Gaza, Stella Pinto Zeca, no quadro da visita de trabalho que efectuou ao Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique.

Refira-se que com a recepção destes meios a corporação passa a ter um total de cinco viaturas para fazer face a sinistros na região.

Fonte: Jornal Noticias ( 31/ 03/2017)

Onda de Assaltos à Residências Assusta Estudantes

Em média a cada 3 dias uma residência é invadida na calada da noite, por larápios que procuram apoderar-se de bens de estudantes, ao que tudo indica os ladrões estudam meticulosamente a rotina das suas vitimas, algumas casas chegam a ser assaltadas duas a três vezes na mesma semana, afirma a nossa fonte, que com constantes assaltos pensa em desistir de fazer o seu curso na ESNEC.
A situação preocupa todos os estudantes, pois é um risco, ter computador, telemóvel nas residências alugadas, em alguns casos os ladrões agem em conivência com os inquilinos, afirma outra fonte.

O Portal Esnec, promete trazer mais informações nos próximos destes casos, sendo que a recomendação que deixamos a todos colegas, tomem medidas de segurança, evitem andar com computadores fora das pastas, e evitem deixar as chaves em casa, e muito menos sair e voltar a mesma hora.

Taxas de co-infecção Tuberculose-HIV continuam preocupantes em Moçambique

Moçambique é um país com alta carga de Tuberculose (TB) no geral, alta carga de co-infecção TB-HIV e com alta carga de TB resistente a medicamentos (TB-MDR), com menos de 3.5% em casos novos e cerca de 11% de casos previamente tratados deste tipo de TB, estando no grupo dos 20 países que contribuem com cerca de 80% de toda a tuberculose que há no mundo.

Estes dados foram avançados na última sexta-feira, 17 de Março, pelo chefe do Programa Nacional de Controlo a Tuberculose, Ivan Manhiça, no seminário organizado pela Faculdade de Medicina da UEM em colaboração com o Ministério da Saúde e os Médicos Sem Fronteiras (MSF), subordinado ao tema “Os desafios da Tuberculose em Moçambique”, no quadro da antecipação da celebração do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose que se assinala a 24 de Março.
Manhiça precisou que a epidemia do HIV tem estado a influenciar a incidência da tuberculose sendo que os dados de 2009 de INSIDA referentes ao inquérito nacional de prevalência do HIV mostravam que a taxa de prevalência ascendia os 11% e as províncias que mais casos de TB notificam são as que tem maiores prevalências do HIV.
No que diz respeito a incidência de TB-HIV, portanto, pacientes com TB mas que estejam infectados pelo HIV, não obstante os números assustadores, Moçambique registou um decréscimo. Se a poucos anos 56% dos pacientes com TB tinham HIV, os dados de 2016 mostram 44%, uma redução que foi se verificando ao longo dos anos.

Prosseguindo, Ivan Manhiça revelou que o número de mortes é também elevado uma vez que juntando casos de pacientes co-infectados com TB-HIV, estima-se que cerca de 34 mil pessoas morram anualmente por causa da TB. “É preciso salientar que são estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseadas nas notificações de números de casos que o país fornece pois o país ainda não realizou um estudo de prevalência de TB ”.

A OMS estima que Moçambique tinha em 2015 cerca de 154 mil casos de TB e neste ano o país notificou 73 mil casos, facto esse que para Ivan Manhiça significa que 50% dos casos de TB ainda não estão a ser diagnosticados.
Para Manhiça, a co-infecção TB-HIV é um dos maiores desafios que o país tem pois a epidemia da TB tem a tendência de seguir a de HIV e os números mostram que as áreas onde se tem maior carga de HIV são as áreas que se tem alta carga de TB.

Refira-se que a tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afecta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Pessoas com HIV/SIDA, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são as pessoas mais propensas a contrair a tuberculose.
A transmissão da tuberculose ocorre de forma directa, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.
Feira do Livro

A Imprensa Universitária da Universidade Eduardo Mondlane em parceria com a Plural Editores vai realizar nos dias 29-31 de Março e 3 e 4 de Abril de 2017 uma Feira do Livro no Campus Universitário de UEM,
Mais detalhaes, siga o link: http://www.uem.mz/images/cartazes/feira-do-livro.pdf

quarta-feira, 29 de março de 2017

Portal Esnec retorna

O portal esnec vem anunciar a todos assinantes que o mesmo irá retornar com mais informações e mais conhecimento