sábado, 9 de junho de 2018

UEM e ENH assinam memorando para implementação de Engenharia Petrolífera

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Empresa Nacional de
Hidrocarbonetos (ENH) vão assinar um memorando de
entendimento que tem por objectivo, a implementação dos cursos
de licenciatura e pós-graduação em Engenharia Petrolífera.
O memorando vai abranger a formação superior de quadros no
domínio da indústria petrolífera e a partilha de espaço e materiais
para o treinamento de docentes e discentes da UEM. A
colaboração irá permitir igualmente a concessão de oportunidades
de aperfeiçoamento teórico-prático a profissionais das duas
instituições e o estudo do domínio do petróleo e gás.
A assinatura do memorando terá lugar na segunda-feira, na reitoria
da UEM.
Fonte: jornal O país

Moçambique: Interditada movimentação de gado devido a febre aftosa

O Governo moçambicano interditou a movimentação de gado
proveniente das províncias de Nampula, Tete e Gaza para evitar a
propagação da febre aftosa.
De acordo com um comunicado da Direcção Nacional de Veterinária,
citado esta sexta-feira pelo diário Notícias, "está proibida a circulação
de bovinos, caprinos, ovinos e suínos provenientes daquelas
províncias destinados ao abate e a comercialização".
"O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar continuará a
trabalhar e a monitorizar a situação, de modo impedir a eclosão da
doença", refere o documento, que garante que as acções de
fiscalização nas estradas nacionais vão ser intensificadas.
O surto da febre aftosa foi registado no dia 25 de Maio em cinco
distritos, nomeadamente Mogovolas, em Nampula, Angónia e
Changara em Tete, no centro do país, e Limpopo e Bilene, em Gaza.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que só afecta
animais, podendo ter graves consequências económicas, quer pelo
abate dos animais infectados, quer pelo embargo às exportações de
gado, carne e produtos lácteos.
Fonte: (RM-JN)

X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018

26, 27 e 28 de Setembro de 2018
Maputo
LEMA
UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento
CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES
A Conferência Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é um fórum bienal, interdisciplinar e multidisciplinar, que visa a apresentação de resultados de trabalhos de investigação realizados por docentes, investigadores e estudantes da UEM e de outras instituições nacionais e internacionais bem como a criação de oportunidades para o estabelecimento de contactos, parcerias e interacção entre investigadores.
ÁREAS TEMÁTICAS
1. Saúde
2. Recursos Naturais e Ambiente
3. Engenharia e Inovação Tecnológica
4. Produção Agrícola, Animal e Florestal
5. Governação, Economia e Direitos Humanos
6. Território, População e Desenvolvimento
7. Cultura, Sociedade, Educação e Informação
8. Transversais
9. Outras
DATAS IMPORTANTES
19/12/2017 Início das inscrições dos participantes;
15/06/2018 Data limite para a submissão dos resumos;
30/07/2018 Fim das inscrições dos participantes;
31/07/2018 Divulgação dos trabalhos aceites para apresentação;
31/08/2018 Data limite para submissão dos textos completos das comunicações;
26, 27 e 28/09/2018 Realização da Conferência Científica da UEM.
INSCRIÇÕES
Todos os interessados em particpar na X Conferência Científica da UEM deverão se inscrever, nos prazos acima indicados, através do link: http://www.cecoma.uem.mz/conferencias/
ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DOS RESUMOS
Os autores devem apresentar os resumos das comunicações e de posters, expondo claramente os objectivos, metodologia, resultados e conclusões.
A elaboração dos resumos das comunicações orais e posters deverá obedecer às instruções apresentadas nos documentos disponibilizados no website da conferência ( clique aqui para aceder as instruções ).
Os trabalhos apresentados na X Conferência Científica da UEM, uma vez transformados em artigos científicos, poderão ser publicados na Revista Científica da UEM desde que sigam os procedimentos e normas em uso nesta revista ( para aceder clique aqui! ).
SERVIÇO DE APOIO AO UTENTE
Contacte:
dc.conferencias@uem.ac.mz
(+258) 82 477 6576

Lançado aplicativo móvel de gestão financeira para micro e pequenos negócios

Fruto de estreita cooperação entre a Universidade Eduardo Mondlane e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), BCI e Embaixada dos Estados Unidos, e com designação de “E-Conta”, a solução tecnológica hoje lançada (16/05/2018), no Espaço de Inovação desta Universidade, é um aplicativo de gestão financeira para Pequenas e Médias Empresas (PME,s), quer sejam do sector formal ou informal e pretende apoiar os empreendedores, com destaque para mulheres, a acederem a serviços financeiros bancários móveis.
O “E-Conta” é um aplicativo de smartphone que poderá ser usado para acompanhar melhor as finanças dos negócios, e é resultado de um concurso do qual participaram vários estudantes finalistas e recém-graduados universitários de diferentes instituições de ensino superior em Moçambique.
O aplicativo ora lançado caracteriza-se por ter como público-alvo, um segmento sem literacia financeira, sendo por isso, de utilização simples, e numa fase inicial poderá ser baixado no playstore , para sistema android.
Discursando na ocasião, a Presidente da ANJE, Dra. Juscelina Guirengane, referiu que a ideia de se criar uma solução financeira, surgiu após ser confrontada com o desafio de encontrar uma saída para o facto de que mulheres auto empregáveis e com baixo rendimento não tem capacidade financeira suficiente para expandir os seus negócios.
“Concluímos que estávamos diante de uma oportunidade de desenvolver uma solução prática e sustentável para apoiar não somente as mulheres mas todos os micro e pequenos empreendedores a terem acesso a uma ferramenta ou meio através do qual pudessem melhorar a sua capacidade de gestão, tomar melhores decisões financeiras e criar condições para aceder ao crédito bancário”, disse.
Por seu turno, o PCE do BCI, Dr. Paulo de Sousa, referiu que o aplicativo será muito útil para controlo de stock, das despesas e da facturação, produzindo informação financeira relevante que irá facilitar o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas.
Para o Embaixador dos E.U.A., em Moçambique, Dean Pittman, o modelo de parceria público-privada que reúne o governo, a academia, a sociedade civil e o sector privado é poderoso para fazer face aos desafios da sociedade.
O director de Centro de Informática da UEM, Dr. Luís Neves, fez saber que o Espaço de Inovação é por excelência um local de promoção de eventos, divulgação de resultados de pesquisa e incubação de ideias que possam resultar em soluções que possam ser úteis para a sociedade.“Tem sido o nosso contributo, facilitar a utilização do espaço, não só pela UEM, mas pelo sector privado, governo e promover o desenvolvimento de soluções que se adequam às necessidades do país”, concluiu Neves.
Fonte: uem.mz

FILIPE NYUSI QUER ELIMINAR BUROCRACIA E CORRUPÇÃO A FAVOR DO TURISMO

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apontou hoje a eliminação da burocracia e da corrupção em Moçambique como principais desafios para o desenvolvimento do turismo.

«O nosso Governo está a envidar esforços para eliminar as práticas burocráticas e corruptas que inibem o desenvolvimento do turismo», declarou o chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi falava durante a abertura da conferência internacional sobre Turismo Baseado na Natureza, que decorre a partir de hoje em Maputo, numa organização do Governo com o Global Wildlife Program, uma parceria internacional liderada pelo Banco Mundial.

Para Nyusi, com o potencial que o país possui, o turismo deve ser considerado um instrumento para o combate à pobreza, uma forma de gerar rendimento e emprego para as comunidades.

«O nosso Governo definiu o turismo como um dos quatro pilares estratégicos para o desenvolvimento do país. Queremos colocar o país nas principais rotas turísticas mundiais», acrescentou.

«O ecoturismo está a tornar-se cada vez mais uma das áreas de maior procura no país», sublinhou o chefe de Estado, convidando investidores a apostarem em empreendimentos nas áreas de conservação moçambicanas.

As áreas de conservação em Moçambique ocupam 25% do território.
Fonte: a bola.pt

EUA ALERTA PARA PROVÁVEIS «ATAQUES IMINENTES» NO NORTE DO PAÍS

A embaixada dos Estados Unidos em Maputo alertou hoje os cidadãos norte-americanos residentes em Moçambique para prováveis «ataques iminentes» no norte do país africano, região que está a ser afetada por incidentes atribuídos a 'jihadistas'.

Num alerta divulgado na página oficial da embaixada na Internet, aquela representação diplomática «aconselha firmemente» os cidadãos norte-americanos que se encontrem no distrito de Palma para considerarem deixar imediatamente a região imediatamente".

O alerta da embaixada foi emitido na sequência de ataques atribuídos a 'jihadistas', que terão já provocado pelo menos 24 mortos entre os populares residentes naquela zona.

O mais recente ataque provocou seis mortos na noite de quarta-feira na aldeia de Namaluco, distrito de Quissanga, onde foram queimadas cerca de 200 casas, segundo disseram à Lusa autoridades e residentes.

Entre os seis mortos, há vítimas baleadas e outras decapitadas, acrescentaram as mesmas fontes. Há ainda dois feridos em estado grave depois de terem sido baleados.

Esta nova vaga de violência começou com incursões nas aldeias de 25 de Junho e Monjane, no distrito de Palma, a 27 de maio, provocando dez mortes por decapitação.
Fonte: a bola.pt

GRUPO ARMADO FAZ MAIS SEIS MORTOS E INCENDIA ALDEIA NO NORTE DO PAÍS

Um novo ataque de um grupo armado no norte de Moçambique provocou seis mortos na noite de quarta-feira na aldeia de Namaluco, distrito de Quissanga, onde foram queimadas cerca de 200 casas, disseram autoridades e residentes à agência Lusa. Entre os seis mortos, há vítimas baleadas e outras decapitadas, acrescentaram.
Há ainda dois feridos em estado grave depois de terem sido baleados. De acordo com os relatos recolhidos pela Lusa, os habitantes começaram a fugir pelas 21:00 à medida que o grupo ia entrando na aldeia, provocando gritos e alvoroço na escuridão da noite.
Em Namaluco, o palco é semelhante ao de ataques anteriores: a aldeia com cerca de 1.500 a 2.000 habitantes, não tem eletricidade nem infraestruturas, é acessível através de uma estrada em terra e as casas são de construção artesanal.
As vilas sede de distrito mais próximas, Quissanga e Macomia, onde há energia e serviços, estão a algumas dezenas de quilómetros. Os residentes dizem ter ouvido vozes dos atacantes em suali, língua falada na Tanzânia, e noutras que desconheciam.
Outras fontes locais relatam que o fogo da última noite era visível da ilha do Ibo (Quissanga é um distrito costeiro), para a qual se estarão a deslocar inúmeros habitantes da região, que tentam encontrar um local seguro.
Este é o quarto ataque a aldeias da província de Cabo Delgado, norte do país, em 12 dias, elevando para pelo menos 24 o número de habitantes mortos e 11 suspeitos abatidos.
Esta nova vaga de violência começou com incursões nas aldeias de 25 de Junho e Monjane, no distrito de Palma, a 27 de maio, provocando dez mortes por decapitação.
Um outro habitante terá sido assassinado em Muti, na quinta-feira, dia 31. Entretanto, durante operações das autoridades com apoio da população no distrito de Palma, 11 suspeitos de pertencer aos grupos armados foram mortos: nove na sexta-feira, dia 01 de junho, e outros dois no domingo, dia 03, disseram fontes locais à Lusa.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina, confirmou a operação de dia 01 e referiu que essas mortes aconteceram depois de os suspeitos resistirem a uma ordem de rendição. Entre a noite de dia 04 e a madrugada de dia 05, os agressores fizeram sete mortos ao atacar a aldeia de Naunde, distrito de Macomia, que ficou quase reduzida a cinzas com cerca de 160 casas destruídas.
A PRM referiu na terça-feira, em conferência de imprensa, que Naunde terá sido alvo dos elementos restantes do grupo que fez dez decapitações a 27 de maio. A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem sido alvo de ataques de grupos armados desde outubro de 2017, causando um número indeterminado de mortes e deslocados. Um estudo divulgado em maio, em Maputo, aponta a existência de redes de comércio ilegal na região e a movimentação de grupos radicais islâmicos, oriundos de países a norte, como algumas das raízes da violência. Diversos investimentos estão a avançar na província para exploração de gás natural dentro de cinco a seis anos, no mar e em terra, com o envolvimento de algumas das grandes petrolíferas mundiais.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Grande final: campeonato interno la liga ESNEC

Sabado 09 de junho todos caminhos irão dar ao campo de futebol de salão "acapulco" para ver a grande final.
Eis os jogos:
Primeiro jogo feminino 14h 30min
Gestão 3 ano VS Gestão 2

Segundo jogo 15h 30min
Super star VS CTA-Docentes

Terceiro jogo 15h 30min
Agrofin 2 ano VS Agrofin 4 ano

Que vença o melhor.

SELEÇÃO BRASILEIRA VAI PERMITIR SEXO DURANTE O MUNDIAL

Depois de Joachim Low já ter afirmado publicamente que irá forçar os jogadores alemães a uma abstinência forçada enquanto a Alemanha estiver em prova, é o Brasil que agora se pronuncia sobre o tema.

Ao contrário dos colegas alemães, os jogadores brasileiros irão poder ter relações sexuais durante a prova que se desenrolará na Rússia: «O sexo é algo natural. São jogadores jovens, em perfeita saúde, e merecem aproveitar os momentos de relaxamento. Para nós não há nenhum problema», afirmou Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira, em declarações ao jornal brasileiro Extra.

Até ao momento foram as duas únicas nações que já se pronunciaram sobre o assunto, curiosamente as duas equipas que jogaram as meias-finais do último Mundial, em 2014, num duelo ganho pela Alemanha, no histórico 7-1 que deixou o Brasil envergonhado.
Fonte: Abola.pt

MAMBAS CAEM 8 LUGARES NO RANKING DA FIFA

A seleção moçambicana, treinada pelo técnico português Abel Xavier, desceu 8 lugares no ranking da FIFA, segundo atualização divulgada esta quinta-feira.

Os Mambas, que só voltam a competir em setembro, passaram a ocupar a 114.ª posição com 282 pontos.

A Guiné Bissau, adversário na 2ª jornada do grupo G das eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações, teve uma queda ainda maior, ocupando atualmente a 121.º posto ao cair 17 lugares.

A Alemanha continua a liderar com 1558 pontos.
Fonte: Abola.pt

Maputo acolhe cerimónias centrais do Dia Internacional de Arquivos

A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Rita
Namashulua, dirige, sexta-feira, em Maputo, as celebrações Centrais
do Dia Internacional de Arquivos.
Este ano o Dia Internacional de Arquivos comemora-se em
Moçambique sob o lema: “O Papel dos Arquivos na Preservação da
Memória Institucional e Acesso à Informação” ”, tendo em atenção a
situação actual dos arquivos e os objectivos da 2ª Campanha
Nacional de Documentos na Administração Pública 2015-2018, que
este mês termina.
Em Moçambique, celebra-se este dia desde 2012, através de palestras,
debates, visitas à arquivos, inauguração de vários empreendimentos
destinados à gestão de documentos e arquivos do Estado, exposições
de documentos arquivísticos, entre outros.
A cerimónia central contará com a presença de Secretários-Gerais dos
Órgãos de Soberania e Permanentes dos Ministérios, os profissionais
ligados à gestão documental, Chefes de Secretaria e Coordenadores
das Comissões de Avaliação de Documentos, Responsáveis pelos
sectores de Comunicação e Imagem dos órgãos centrais.
As celebrações são organizadas pelo Centro Nacional de
Documentação e Informação de Moçambique, CEDIMO, em parceria
com a IREX-Moçambique, Programa Para o Fortalecimento da Mídia, a
JOINT, rede de ONGʻs, Centro de Estudos Interdisciplinares da
Comunicação, CEC e a Rede de Comunicadores Amigos da Criança,
RECAC.
Fonte: RM

Ministério do Mar lança projecto de construção de resiliência costeira

O Ministério do Mar, Águas e Interiores e Pescas busca mecanismos
de combater a poluição dos mares e do meio ambiente no país.
No âmbito deste desafio, foi lançado esta quinta-feira, em Maputo, um
projecto de soluções baseadas na natureza para construir a resiliência
costeira às mudanças climáticas.
O projecto, a ser implementado nos próximos três meses, numa
primeira fase nas províncias de Nampula, Sofala e Inhambane, está
avaliado em cerca de um milhão de dólares e conta com o
financiamento de parceiros do governo.
O Vice-Ministro do Mar, Águas e Interiores e Pescas, Henriques
Bongece, disse que o projecto vai permitir que as comunidades
contribuam na restauração e protecção dos ecossistemas marinhos.
A Directora Nacional de Políticas Marítimas e Pesqueiras, Felismina
Antia, referiu que o objectivo do projecto é de trazer soluções para
reduzir o impacto das mudanças climáticas nas comunidades.
O lançamento do projecto de soluções baseadas na natureza para
construir a resiliência costeira às mudanças climáticas acontece no
quadro das celebrações Dia Mundial dos Oceanos, que amanha se
assinala.
Fonte: RM

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Moçambique participa em Portugal no Fórum de Oportunidades de Investimentos

Moçambique participa, desde segunda-feira, em Portugal, no Fórum de
Oportunidades de Investimentos em Moçambique.
Organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de
Portugal - AICEP Portugal Global, o fórum visa capitalizar
investimentos e oportunidades de negócios nas áreas de Agricultura e
Turismo, Agro-negócios, Indústria Extractiva, Indústria transformadora,
entre outras.
No Fórum, Moçambique faz-se representar por uma delegação
chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa.
Na terça-feira, a delegação moçambicana visitou o parque de Sines,
onde estão instaladas várias empresas, com destaque para a Galp,
empresa produtora de combustíveis, óleos e catalisadores, usados na
produção de medicamentos e outros.
Esta quarta-feira, esteve reservada a visitas a diversas fábricas, na
cidade do Porto, onde se encontra o grosso da indústria em Portugal.
Fonte: RM

158 professores poderão beneficiar de bolsas em cursos de pós- graduação no Brasil

Cento e cinquenta e oito professores moçambicanos poderão
beneficiar de bolsas de Estudo, no Brasil, para frequentar cursos de
Mestrado e pós-graduação.
As bolsas surgem no âmbito da ProAfri 2018, numa iniciativa levada a
cabo pelo grupo Coimbra, em parceria com o Ministério da Ciência e
Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, com apoio do
Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Neste ano inaugural, o Pro-Afri vai disponibilizar 158 bolsas de estudo,
em 29 universidades brasileiras, sendo 117 de mestrado e 41 de
doutorado, em todas as áreas do conhecimento.
Segundo o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino
Superior e Técnico-Profissional, Octávio de Jesus, o país conta, neste
momento, com mais de cinco mil professores em tempo integral nas
universidades públicas, dos quais 58% são licenciados e apenas 541
são doutores.
Fonte: Radio Mocambique

quarta-feira, 6 de junho de 2018

3 moçambicanos mortos no Kruger Park

Três jovens do distrito de Magude, província de Maputo, morreram nos
últimos dois meses, devido ao alegado envolvimento na caça furtiva
no Kuger park.
Os referidos jovens foram alvejados mortalmente quando se dedicam
a caça ilegal do rinoceronte no interior daquele parque, na vizinha
África do sul.
O administrador de Magude Lázaro Mbambamba, explicou que os
finados faziam parte de um grupo que, de forma recorrente,
dedicavam-se a este crime, atraídos pela riqueza fácil.
Para reverter o cenário Mbambamba disse que o executivo incentiva
iniciativas empreendedoras por parte da camada juvenil, estando a
trabalhar na identificação de oportunidades de emprego, sobretudo no
posto administrativo de Mapulanguene, considerado corredor de
caçadores furtivos.
Fonte: (RM Maputo)

C. Delgado: Polícia em perseguição dos homens armados que atacaram aldeia em Macomia

A Polícia está a perseguir os homens armados que, na madrugada de
ontem, mataram sete pessoas e feriram outras quatro, na aldeia de
Naúnde, distrito de Macomia, em Cabo Delgado.
O grupo já foi identificado e é composto por seis indivíduos.
O porta-voz do Comando-Geral da PRM, Inácio Dina, disse que a
corporação possui informação detalhada sobre as características do
grupo, graças a denúncias da população, que tem colaborado de forma
incansável.
“São cidadãos moçambicanos, com naturalidade naquela zona e esta
perseguição visa fundamentalmente deter estes indivíduos e os
responsabilizar” , disse.
Inácio Dina que falava, ontem, em Maputo, no habitual encontro com a
comunicação social, apontou como outras consequências do ataque, a
destruição de 160 residências e quatro viaturas, por incêndio, que
pode se ter propagado, devido ao vendaval que se registava no
momento.
Fonte: Radio Mocambique

Gaza: Rede de telefonia móvel chega até Chizumbane

A população de Chizumbane, no distrito de Massangena, em Gaza, já
pode falar ao telefone sem ter de percorrer os mais de 50 quilómetros.
Esta foi uma das inquietações apresentadas em 2016, pela população
de Massangena, ao Presidente da República.
Como resposta o Instituto Nacional das Comunicações de
Moçambique acaba de instalar uma antena de telefonia móvel, na
localidade. (RM Gaza)

Isac Chande toma posse como novo Provedor de Justiça

Esta quarta-feira a Presidente da Assembleia da República, Verónica
Macamo, confere posse, em Maputo, ao novo Provedor de Justiça,
Isac Chande.
Chande foi eleito pelo Parlamento no dia 24 de Maio com 196 votos a
favor, contra os 23 do outro concorrente, Silvério Ronguane.
Até a data da sua eleição, Isac Chande era Ministro da Justiça,
Assuntos Constitucionais e Religiosos, cargo de que foi exonerado
através de um despacho presidencial.
Fonte: Radio Mocambique.

Presidente da República inaugura armazém de medicamentos na cidade de Maputo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, instruiu esta quarta-feira o
sector da saúde a melhorar os métodos de armazenamento de
medicamentos do Sistema Nacional de Saúde.
Filipe Nyusi falava após a inauguração de um armazém que irá
assegurar a distribuição de medicamentos na cidade de Maputo e
arredores.
Trata-se de um edifício imponente, construído de raiz no bairro do
Zimpeto, Distrito Municipal de KaMubucuana, cujas obras custaram
setenta e um milhões de meticais, num financiamento do Conselho
Municipal da Cidade de Maputo.
A inauguração daquela infra-estrutura está inserida na visita de
trabalho de três dias que o Chefe do Estado moçambicano iniciou,
esta quarta-feira, à cidade de Maputo.
Para Filipe Nyusi, um dos aspectos intrínsecos ao armazenamento de
medicamentos e outros artigos médicos é a distribuição.
“Uma distribuição racional deve garantir rapidez na entrega, em
quantidade e qualidade desejadas, e o transporte de acordo com as
características específicas de cada produto”- disse o Presidente da
República.
O Presidente Filipe Nyusi reconheceu haver casos de desvio e venda
ilegal de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde e explicou que
esses constrangimentos não serão eliminados apenas com a
construção de mais armazéns.
Há necessidade, segundo Filipe Nyusi, de aumentar o controlo dos
medicamentos e outros artigos médicos do Sistema Nacional de
Saúde, melhorando o sistema de gestão de stocks e de conservação
de medicamentos e artigos médicos.
O Chefe do Estado Moçambicano recomendou maior responsabilizaç
ão e prestação de contas, por parte de todos os intervenientes da
cadeia de abastecimento.
Ainda na manhã desta quarta-feira, o Presidente da República, Filipe
Nyusi, dirigiu uma sessão extraordinária do governo da cidade de
Maputo e visitou uma exposição artesanal promovida por diferentes
expositores da urbe.
Fonte: Radio Mocambique

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Campeã de estilo? Camisola da Nigéria faz sucesso! !!

A camisola que será utilizada pela seleção da Nigéria na Copa do Mundo da Rússia não poderia ter sido melhor aceita pelos fãs do futebol. A camisa da Nike é uma das mais vendidas do mundo.
De acordo com a Federação Niegeriana de Futebol, a camisola já recebeu cerca de 3 milhões de encomendas, batendo os recordes para uma seleção africana.
Fonte: gool.br

Moçambique regista crescimento de 4.7 do PIB

Moçambique registou, no primeiro trimestre deste ano, uma variação
positiva de quatro ponto sete por cento do Produto Interno Bruto.
Comparativamente a igual período do ano passado, a cifra representa
um crescimento económico em um por cento.
Os dados foram avançados esta sexta-feira em Maputo, pela Directora
de Contas Nacionais e Indicadores Globais no Instituto Nacional de
Estatística.
Mónica Magaua disse que, para o crescimento registado, tiveram
impacto os sectores de agricultura, pecuária, silvicultura, pesca,
exploração florestal e indústria extractiva, sendo este último o que
mais contribuiu.
A fonte disse ainda que os ramos da agricultura e pecuária
contribuíram em cerca vinte e três ponto cinco por cento no peso total
da economia.
Fonte: (Radio Moçambique )

CHIQUINHO CONDE DEIXA COMANDO TÉCNICO DA UD SONGO

Chiquinho Conde já não é treinador da União Desportiva do Songo. São
razões para o seu afastamento, os maus resultados que a equipa tem
vindo a registar no Moçambola-2018, nas competições africanas,
assim como, a recém eliminação da equipa da Taça de Moçambique,
frente ao Chingale de Tete.
Vai ocupar o lugar deixado por Conde, interinamente o Mister Edson
Fijamo, que vinha desempenhado a função de treinador-adjunto.
Fonte: (RM Desporto)