quinta-feira, 6 de abril de 2017

O CONSELHO DA DIRECÇÃO DA ESNEC SE REUNIU ONTEM COM A EMPRESA JÚNIOR ESNEC PARA ANALISAR A PROPOSTA DE PARCERIA COM O CTA-CEPG



O CONSELHO DA DIRECÇÃO DA ESNEC SE REUNIU ONTEM COM A EMPRESA JÚNIOR ESNEC PARA ANALISAR A PROPOSTA DE PARCERIA COM O CTA-CEPG



Fonte: Brasil Junior
A EJr-ESNEC representado por uma parte da sua direcção, participou da reunião com o intuito de clarificar alguns pontos do contrato com a CEPG (Confederação das Associações Económicas-Conselho Empresarial de Gaza)  que ainda não estavam claros para ESNEC. A nossa entrevistada, Uenasse Paulo Mudei, que exerce o cargo de Secretária Executiva e ao mesmo tempo representa ao Presidente na sua ausência, informou–nos que o contracto em causa, tem como o seu objecto, a Elaboração Planos de Negócios, Formação e Capacitações para Os Associados da CEPG, Concessão de Estágios aos Estudantes da ESNEC e Proporcionar Intercâmbio Administrativo entre as partes (CEPG-ESNEC).

Ao desenrolar da reunião, o conselho da Direcção mostrou vontade em avançar com contracto, no entanto que se faça as devidas rectificações sugeridas pelo mesmo. 

A nossa equipe de informação aproveitou a oportunidade para saber acerca dos desafios que a EJr-ESNEC tem a curto prazo, e a nossa entrevistada revelou –nos que apesar de existir aval para a execução das suas actividades sem colocar em causa a legislação comercial moçambicana, irão registar como uma Associação dentro em breve, e para a dinamização do mercado de negócios e despertar o espírito empreendedor na comunidade Esnequiana, a EJr-ESNEC, irá Promover um Workshop em Maio do ano corrente.
Fonte: Empresa Junior ESNEC

Mensagem da EJr-ESNEC para os estudantes

Uenasse Mudei: Não esperem terminar o curso para obter experiencia com o mercado real, comece agora a criar oportunidades para si mesmo de modo a que termine o curso já com ideia básica de como funcionam os negócios no próprio terreno… Sentenciou a Secretária Executiva

terça-feira, 4 de abril de 2017

A ESNEC OFERECE UM CURSO DE CURTA DURAÇÃO DE SOFTWARE PRIMAVERA PARA OS EMPRESARIOS LOCAIS, PROFISSIONAIS E ESTUDANTES


A ESNEC OFERECE UM CURSO DE CURTA DURAÇÃO DE SOFTWARE PRIMAVERA PARA OS EMPRESARIOS LOCAIS, PROFISSIONAIS E ESTUDANTES



A iniciativa surge, através da necessidade de continuar a contribuir para o desenvolvimento económico local, através das formações de curta duração para os Empresários, Profissionais e Estudantes universitários, com vista a munir de ferramentas de gestão que acompanham a inovação tecnológica, para fazer face a acirrada competitividade, uma vez que encontramos em todo lado, isto é, no mundo de negócios e ao nível do mercado de emprego.

O curso de Software Primavera – módulo contabilidade, é um curso que irá permitir aos beneficiários, aprender a manusear o sistema de gestão de contabilidade electrónico, a partir da introdução de dados  até ao apuramento automático dos resultados.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

1.      As inscrições já iniciaram e vão até 17 de Abril;
2.      O valor de inscrição é de 100mt + 2.500,00mt e para Estudantes 2.000,00mt – (Os pagamentos podem ser efectuados em duas prestações iguais de 50% no início e no final)
3.      Conta Bancária: Número de conta para depósito: BCI-22664439101. Titular: UEM-ESNEC curso de curta Duração
4.      Local de Inscrição: Secretaria da ESNEC;
5.      Horário que irá decorrer o curso: das 08:00 as 10:00 no período de manhã e das 16:00 as 18 no período de tarde;
6.       Duração do curso: 3 semanas.
7.       Direito a certificado;



Para mais informações contacte: +258823512150– dr. Milton & +258849621320- Ivan da EJr-ESNEC

7 Dicas para estudar para os testes

Por avizinhar-se a semana de testes o Portal Esnec, decidiu publicar uma matéria que aflige qualquer estudante, pois avizinham-se os primeiros testes, o derradeiro de quem é quem, pois aqui vão as 7 dicas seleccionadas pela equipa editorial do @Portal Esnec.

1. ESCOLHA UM  LOCAL
O local deve ser escolhido de acordo com as suas necessidades de estudo, levando em conta as dificuldades e facilidades que você tem com a matéria. Caso tenha dificuldades de concentração, por exemplo, escolha um ambiente silencioso, sem distrações como a TV, o computador ou seus colegas conversando ao seu redor. Já se você é uma pessoa que consegue se concentrar em qualquer lugar varie os ambientes de estudo para melhorar as habilidades de memória.

2. FAÇA ESBOÇOS
Use bloco de notas ou apresentações em Power Point para fazer esboços do assunto que está sendo discutido em aula. Não se preocupe com a forma, simplesmente anote o título do capítulo, assim como os seus sub-capitulos, e comece a escrever as suas observações a respeito dele. Não inclua muitos detalhes e estude suas notas por aproximadamente 15 minutos. Isso vai ajudar-lhe a organizar a sua memória de longo prazo de maneira rápida.

3. USE GRÁFICOS E TABELAS
Se  está estudando com base em algum livro disponível na biblioteca da Escola, tire cópia de todos os diagramas, boxes, gráficos, tabelas ou mapas e anexe no teu caderno. Além disso, faça cópias sobressalentes e retire algumas informações delas. Dessa maneira  pode estudar  baseando-se na cópia número 1 e completando os espaços em branco das outras cópias. Procure fazer o máximo que conseguir sem consultar a cópia com todas as informações.

4. Explicar a matéria aos colegas
Uma das melhores técnicas de estudo é dar explicação da matéria esta estudar  para alguém que não esteja familiarizado com o tema. Certifique-se de que o seu “aluno” faça perguntas, explicar outra pessoa garante que  crie novas conexões entre o assunto abordado, compreendendo melhor como a situação ocorre como um todo.
5. ASSISTA DOCUMENTÁRIOS
Dependendo da cadeira que  está estudar, seja ela pratica ou teórica, é possível encontrar filmes – dê preferência aos documentários – que se relacionem com o tema. Faça uma verdadeira “sessão cinema”, com pipoca, doces e convide os seus amigos.  Prefira aqueles filmes que você já assistiu antes, assim você consegue entender o contexto sem as legendas.

6. RESOLVA PROBLEMAS
Se a matéria faz parte da área de exactas( Matemática, NODECOM  ,Química )  volte ao início do capítulo estudado e refaça alguns dos exercícios oferecidos pelo livro. Comece com os mais básicos e vá aumentando a dificuldade à medida que  estuda.

7. FAÇA LISTAS DE PALAVRAS-CHAVE
 Uma boa técnica de estudo é escrever uma lista com as principais palavras dos textos e aulas. Depois que a lista estiver pronta, leia o material e adicione informações importantes que se relacionem com essas palavras-chave. Essa espécie de glossário vai fazer com que  relacione rapidamente uma palavra com o contexto no qual ela está inserida. Você também pode usar essas palavras para criar fichas de estudo com todas as informações que ela representa no texto.


O Portal ESNEC, deseja-lhe bom proveito nas avaliações
 

Celestino Joanguete lança livro sobre a Imprensa Moçambicana

O académico moçambicano e docente da UEM, Prof. Doutor Celestino Joanguete, lançou na quinta feira finda, em Maputo, a sua primeira obra intitulada “Imprensa Moçambicana: do Papel ao Digital - Teoria, História e Digitalização”.

O livro, de 190 páginas, apresenta, descreve e problematiza a questão das transformações tecnológicas dos “media”, quer no seu carácter institucional quer no exercício de jornalismo baseado na Internet.
Nestes pontos, propõe celeridade da transição dos “media” analógicos para o sistema digital, de modo a responder à velocidade, à mobilidade e avidez da audiência em participar e contribuir na produção e distribuição de conteúdos noticiosos de forma instantânea e próximo do tempo real de ocorrência dos factos.

O livro apresenta os primeiros momentos de pesquisa caracterizados por "tecnorresistência" e críticas ao novo modelo digital de comunicação. Por fim, descreve e critica os processos mutacionais da imprensa moçambicana, desde o período da implantação da primeira tipografia em Moçambique, até ao actual cenário de transição da televisão analógica para o digital.
No acto de lançamento, o apresentador da livro, Prof. Doutor Luca Bussotti, destacou quatro capitulos importantes que podem ser encontrados, designadamente, teoria e história do jornalismo digital, línguas africanas nos medias, jornalismo moçambicano e um último intitulado a transição para o digital.

Segundo Bussotti, o livro aborda, fundamentalmente, sobre as transformações que estão a ocorrer no jornalismo, de um jornalismo em que os leitores limitavam-se a ler para um jornalismo digital onde o leitor também pode intervir ou reagir.
“É uma mudança muito grande que tem a ver com a concepção que temos do espaço público e do debate público. É uma mudança sobre o papel do jornalista que começa a ser questionado quanto ao tipo de cobertura e ao estilo de escrita.”
Entretanto, na sua intervenção, o autor do livro, Prof. Doutor Celestino Joanguete, agradeceu a todos quanto contribuíram para a concretização da obra, entre pessoas singulares e colectivas.
O livro já está nas bancas e sai sob chancela do Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) e da IBIS.

Celestino Vaz Tomás Jone Joanguete, docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, é Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal); Pós-Graduado em Jornalismo Político pela Universidade do Porto (Portugal); e Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa - Porto

Unizambeze proíbe dreadlocks, sandálias, shorts e vestidos apertados

A UniZambeze localizada no centro de Mocambique, concretamentena cidade da Beira  proibiu os estudantes de ter dreadlocks ou usar sandálias, shorts e vestidos apertados. O documento, compartilhado no Twitter, disse que a proibição entraria em vigor a partir de 3 de abril e foi um esforço para acabar com o  “vestir inadequada”.

A UniZambeze,tomou a decisão um dia depois que a Zâmbia emitiu uma advertência contra o “vestir indecente em público”.

Muitos usuários do Twitter reagiram negativamente às restrições, mas outros o receberam.

Um deles disse que a proibição era necessária porque “o código de conduta em institutos públicos aqui [em Moçambique] é um problema”.

Mas outro disse que a proibição de vestidos apertados era esperada, mas uma em dreadlocks era “desconcertante”.


.

A proibição na Unizambeze entra em vigor a partir de 1 de Abril de 2017.
Fonte: Lusa

Governo corta subsídio ao trigo



Terminou hoje o subsídio ao trigo e o Governo decidiu não prorrogar as compensações, mas estabeleceu um preço de referência de 1.240 meticais por saco de 50kg.
Fonte: TV Mirramar

Baile dos Caloiros 2017 marcado para o dia 22 de Abril

A Gala de recepção dos novos ingressos esta marcada para o dia 22 de Abril de 2017, no alpendre da ESNEC, esta é a noite mais esperada, com muitas surpresas e convidados surpresas New Joint, estilistas convidados, que irão vestir os modelos que irão participar na rubrica de desfile de moda.
Os estilistas convidados terão a oportunidade de apresentar suas peças de roupa, na passarela montada no local, no dia do evento.


Os anfitriões ( Mc's) Emerson Nhamgumbe e Lídia Uanda, tem  a grande missão de apresentar as atracções da noite.
 D
e recordar que esta será, a primeira cerimónia organizada pelo elenco liderado pelo Presidente Sábado Matola, e a vice presidente Francisca de Amaral, o que será um desafio para um elenco tão jovem, espera-se a participação massiva de toda a comunidade estudantil da ESNEC.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

New Joint, no " After Party " da Festa de Recepção dos Novos Ingressos 2017

O Núcleo dos estudantes ( NEESNEC) encontra-se em preparativos, do baile de recepção dos novos ingressos que irá decorrer no dia 22 de Abril de 2017, sem avançar muitos detalhes o departamento de informação do Núcleo confirmou a presença do grupo moçambicano New Joint, donos de vários sucessos, sendo essa a primeira vez a actuarem no Chibuto. Espera-se que este seja o grande momento de toda cerimónia, o Portal EESNEC, trará mais informações acerca deste grande evento.