sexta-feira, 15 de junho de 2018

Primeira mulher a arbitrar um jogo de Mundial

Fernanda Colombo será a primeira mulher a arbitrar um jogo de copa do mundo em toda a história.
A Brasileira de 25 anos se desempenha como juiz de linha.

Academia de Talentos lança mais de 130 profissionais no mercado de emprego

A Academia de Talentos, AT, Educação e Formação Profissional,
gradua esta sexta-feira, em Maputo, Salão do Instituto Comercial de
Maputo, mais de 130 finalistas, entre técnicos básicos e médios do
ramo de Hotelaria, Catering e Turismo.
Os graduados, frequentaram cursos de Arte Culinária, Restaurantes e
Bar, Andares, cursos de pastelaria, jardinagem, limpeza em espaços
públicos e internos.
A cerimónia, que será a IV na história do estabelecimento de ensino,
será dirigida pelo Ministro da Cultura e Turismo, Silva Armando
Dunduro, na presença de membros do Governo, das instituições de
Ensino públicas e privadas, parceiros entre outras personalidades do
ramo de Hotelaria, Catering e Turismo.
Neyde Cambula, Directora Executiva da Academia de Talentos, afirma
que a presente graduação não deve ser entendida como o fim de uma
etapa e das relações entre os formandos, docentes e a Academia de
Talentos, mas sim, o início de um processo que se vai prolongar por
toda a vida, visto que, doravante a sociedade passará a olhar para
graduado, como profissional, exigindo por isso mais na sua forma de
ser e estar.
Cambula, diz ainda que a Academia de Talentos tem estado a
aprimorar as técnicas de educação profissional e aprendizagem, para
além de apetrechar os seus laboratórios, visando conquistar e manter-
se líder na preferência dos cidadãos nacionais e não só, que almejam
uma educação e formação técnico profissional de qualidade no ramo
de Hotelaria, Catering e Turismo.
Fonte: (RM)

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Ide Mubarak


Pela ocasião do Fim do ramadan (Jejum) em que todos os muçulmanos jejuaram por 30 dias (1 mês), O portal ESNEC vem por meio desta desejar a todos Muçulmanos em especial aos estudantes das ESNEC um EID-UL-FITRE que allah(Deus) vós conceda bençãos.

MUNDIAL: Rússia brindou a Arábia saudita com claros 5-0 no jogo de Abertura.

Rússia "brindou" a Arábia saudita com claros 5-0 no jogo de Abertura.
Gazinskiy abriu o marcador logo aos 12 minutos, com Cheryshev a
ampliar , aos 43'.
O Suplente Dzyuba, aos 71', fez o 3-0,já no período de compensação,
Cheryshev com um golaço, bizou Golovin fechou as contas ao cair do
pano aos 90+4.
Amanhã para o mesmo grupo Jogam Egipto x Uruguai pelas 14 Horas
de Moçambique.

Mundial de Futebol Rússia 2018 arranca esta quinta-feira

A anfitriã Rússia e a Arábia Saudita dão hoje o pontapé de saída no
21.º campeonato do mundo de futebol, num embate marcado para o
Estádio Luzhniki, em Moscovo, o palco da final, em 15 de Julho.
Às 18:00 locais (17:00 em Maputo), o árbitro argentino Nestor Pitana
vai 'apitar' para o início do primeiro dos 64 encontros da competição,
na qual Portugal participa pela sétima vez, quinta consecutiva, após
2002, 2006, 2010 e 2014.
Depois de dois anos a jogar apenas particulares, com excepção para a
participação na Taça das Confederações, a Rússia vai jogar o seu
Mundial como 70.ª do 'ranking' da FIFA, enquanto a Arábia Saudita
segue apenas três lugares acima.
Tendo em conta que se trata de um embate entre as duas equipas
com pior 'ranking' presentes na prova, as expectativas para o primeiro
jogo, do Grupo A, quanto à qualidade futebolística, não podem ser,
obviamente, muito elevadas.
Desde o fim da União Soviética, a Rússia tombou sempre na primeira
fase (1992, 2002 e 2014), enquanto a Arábia Saudita chegou aos
'oitavos' na estreia (1998), mas também caiu na fase de grupos nas
últimas três participações (1998, 2002 e 2006).
Ainda assim, a Rússia é agora o anfitrião, que só uma vez não seguiu
em frente, em 2010, ano em que a África do Sul, única organizadora
africana, ficou pela fase de grupos. No Grupo A, terminou à frente da
França, mas atrás de Uruguai e México.
Desta vez, a Rússia, que deixou 'infinitas' interrogações na preparação,
deverá discutir o apuramento com o Uruguai, de Cavani, Suárez, do
portista Maxi Pereira e do 'leão' Coates, e o Egipto, mais forte se
puder contar com Mohamed Salah.
Uruguaios e russos apenas jogam na sexta-feira, dia também marcado
para a estreia de Portugal, perante a Espanha, que, a dois dias da
competição, trocou o seleccionador Julen Lopetegui - depois de este
ter assinado 'às escondidas' pelo Real Madrid - por Fernando Hierro.
O segundo dia da competição inclui ainda o embate entre o Irão, de
Carlos Queiroz, e Marrocos.
Fonte: (RM /NMinuto)

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Convite para ESNEC


No âmbito de memorando de entendimento entre a ANAMM e Conselho Municipal da Cidade de Chibuto, sob alçada do programa de adaptação das Cidades Costeiras da USAID, por meio do qual, realizara diversas iniciativas com intuito de promover e reforçar acções de resiliência e adaptação a riscos relacionados ao clima e desastres naturais, a ANAMM e USAID pretendem realizar uma visita entre os dias 13 e 14 de junho, com objectivo de interagir com o conselho Municipal e comunidade académica no sentido de fazer um diagnóstico dos problemas e desafios enfrentados pela autarquia em relação as questões de mudanças climáticas com o fim de apoiar ao Município na implementação do plano de acção que será proposto e aprovado pelas partes envolvidas no processo.

Nestes termos, o conselho Municipal da cidade de Chibuto vem por meio desta convidar a direcção, corpo de docentes e Associação estudantil da ESNEC, a participarem do encontro agendado para o dia 14 de junho do corrente ano, na sala de secções do Conselho Municipal de Chibuto pelas 09:00Horas.

VII Seminário Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane

O Seminário Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é um evento bienal, que reune a comunidade académica, entidades governamentais e não-governamentais, parceiros de cooperação nacional e internacional, associações profissionais, empregadores e sociedade civil em geral. O objectivo geral do VII Seminário Pedagógico é reflectir sobre matérias de natureza pedagógica e os principais desafios nos processos de ensino e aprendizagem no intuito/na perspectiva de transformar a UEM numa Universidade de Investigação.
Nesse contexto, terá lugar, nos dias 04, 05 e 06 de Julho do ano em curso, o VII Seminário Pedagógico da UEM, com objectivo de reflectir sobre os principais desafios nos processos de ensino-aprendizagem que visam a promoção da investigação e inovação pedagógica na Universidade Eduardo Mondlane.

Lema

O VII Seminário Pedagógico tem como lema: “UEM promovendo a investigação e inovação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem”

Objectivos do VII seminário pedagógico

1. Avaliar o grau de implementação das recomendações do VI seminário pedagógico.
2. Reflectir sobre a investigação e inovação pedagógica como alicerces para melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.
3. Reflectir sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem.
4. Avaliar o grau de implementação dos instrumentos de gestão académica.
5. Analisar práticas pedagógicas a luz de uma universidade de investigação.

 

Temas do VII seminário pedagógico

1. Práticas pedagógicas numa universidade de investigação

As práticas pedagógicas visam melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Com o tema práticas pedagógicas inovadoras a luz de uma universidade de investigação pretende-se discutir como os docentes na sala de aula deveria agir para a melhoria do aprendizado dos alunos no contexto de uma universidade de investigação. Considerando dinâmicas sociais, políticas, económicas e culturais das sociedades pretende-se saber de que forma os docentes na sala de aula deveriam influenciar positivamente o processo de ensino-aprendizagem numa universidade de investigação. 
Para além disso, com o tema proposto pretende-se saber que práticas pedagógicas inovadoras podem fazer face aos principais desafios dos processos de ensino-aprendizagem em Moçambique.
Que práticas pedagógicas do docente na sala de aula despertam interesse do estudante para a investigação aliando o subjectivo/subjectivo. Com o tema busca-se identificar e discutir práticas pedagógicas comprometidas com o processo de mudanças sociais.

2. Instrumentos de gestão da qualidade académica

No tema proposto procura-se avaliar os instrumentos de gestão académica em implementação na UEM e disctutir-se de que forma a qualidade académica pode ser garantida com base na aplicação adequada dos instrumentos de gestão académica. De que forma pode-se elevar a qualidade académica com base na implementação dos instrumentos de gestão. Dentre os instrumentos de gestão académica em implementação na UEM desta-se o Sistema Integrado de Gestão Académica (SIGA) e o Manual de Procedimentos de Gestão do Processo Pedagógico (MPGPP). Procura-se determinar os pontos fortes e pontos fracos da implementação desses instrumentos de gestão académica com vista a melhoria da qualidade académica. Será que esses instrumentos de gestão e qualidade académica são ajustados a uma universidade de investigação?

3. Uso de tecnologias de informação e comunicação e comunicação numa Universidade de Investigação

De que forma o uso das TIC influencia nos processos de ensino-aprendizagem
No tema proposto, procura-se discutir e avaliar o papel das TIC no processo de ensino-aprendizagem e na pesquisa. Para uma sociedade cada vez mais digital é importante saber de que forma as TIC podem influenciar na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. De que forma o processo de ensino aprendizagem deve acompanhar e incorporar as mudanças tecnológias. Como devem estar preparados os docentes e estudantes tendo em conta as dinâmicas das tecnologias de informação e comunicação.

4. Investigação, inovação pedagógica e processos de ensino-aprendizagem

Com base no tema proposto, pretende-se saber como devem ser desenvolvidas propostas pedagógicas que respondam os desafios do processo de ensino-aprendizagem tendo em conta os factores conjunturais e estruturantes.
De que forma a investigação pode influenciar positivamente nos processos de ensino-aprendizagem tendo em conta os factores conjunturais e estrurantes. Como a componente da investigação e inovação pedagógica devem ser incorporada nos curricula.

 

Inscrições

Todos aqueles que desejam participar no VII seminário pedagógico deverão efectuar a sua inscrição no link seguinte: http:/www.pedagogica.uem.mz/inscricao2018/

País: Cerca 500 mil pessoas em situação de insegurança alimentar

Cerca de nove mil famílias, o correspondente a quinhentas mil
pessoas estão em situação de insegurança alimentar, no país.
A informação foi revelada, esta segunda-feira, em Maputo, pelo porta-
voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, Paulo Tomás, na
reunião do Conselho Técnico de Gestão de Catástrofes.
Segundo a fonte, o INGC, possui reservas alimentares para a
assistência às famílias afectadas por um período de apenas um mês.
São, ao todo, dezanove distritos afectados pela escassez de alimentos,
nas províncias de Tete, Gaza, Inhambane e Sofala.
Fonte: (RM)

terça-feira, 12 de junho de 2018

Filme moçambicano: Comboio de Sal e Açúcar” estreia no Brasil

O filme moçambicano “Comboio de Sal e Açucar” do realizador Licínio
de Azevado teve a sua estreia no Brasil, com salas de cinema lotadas,
na quinta-feira da semana passada.
O filme está a ser exibido, simultaneamente, em cinemas das vinte
maiores cidades do Brasil.
No Rio de Janeiro, o filme está em cartaz em quatro cinemas, em São
Paulo em três, em Porto Alegre em dois. É o primeiro filme africano a
conseguir ter este destaque no Brasil.
O filme já ganhou vários prémios em festivais internacionais. O mais
recente foi o prémio para Melhor Realizador, em Los Angeles, no 26º
PAFF – The Pan African Film & Arts Festival.
Foi o terceiro prémio que Licínio Azevedo recebeu, com este filme, de
Melhor Realizador de Ficção. Já havia recebido o mesmo prémio no
38º Festival Internacional de Cinema do Cairo e no Festival Africano
de Khoribga, em Marrocos.
O filme moçambicano foi o grande vencedor da última edição do
Festival de Carthage, na Tunísia, no qual recebeu o Tanit de Ouro para
Melhor Longa-Metragem de Ficção e também o prémio para Melhor
Imagem, o Prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema e
o da Federação Africana de Críticos Cinematográficos.
No Festival de Cinema de Johannesburg (Joburg Film Festival) foi
premiado como o Melhor Filme e, na sua estreia internacional, no
Festival de Locarno, na Suiça, um dos antigos e importantes do
mundo, foi o grande vencedor do Prémio da Crítica Independente
italiana, o Boccalini d’Oro, na categoria de melhor produção, “por ser
um filme que assinala a capacidade que o cinema africano tem de
enamorar o grande público”.
Considerado pela crítica um “wester africano”, “Comboio de Sal e
Açucar” será também exibido brevemente em salas de cinema dos
Estados Unidos.
Fonte: (RM)