terça-feira, 7 de outubro de 2014

Município de Chibuto em festa

Município de Chibuto em festa
07 Outubro de 2014( trca feira)


O Município de Chibuto, na província de Gaza, está em festa. O pretexto é a celebração do 43.º aniversário da sua elevação à categoria de cidade, efeméride que se assinala na quarta-feira.
O presidente do Conselho Municipal de Chibuto, Francisco Mandlhate, convida, para o efeito, todos os munícipes a se juntarem à festa da autarquia. Afirma que, com o envolvimento de todos, tão cedo quanto antes, o município conseguirá superar os enormes desafios que se apresentam pela frente. E um dos desafios tem a ver com o abastecimento de água – um “cancro” -, que se arrasta desde a proclamação da independência. É que a cidade registou um aumento do número de habitantes, facto que não foi acompanhado pela extensão da rede de abastecimento do precioso líquido.
“O plano ‘ad hoc’ que acabámos de desenhar se relaciona com a abertura de furos de água. Temos planos de criar as nossas reservas através de um sistema especialmente desenhado para o efeito”, refere Francisco Mandlhate.
O presidente do Conselho Municipal tranquiliza os munícipes, afirmando que até ao final do presente mandato o problema da falta de água não estará completamente resolvido, mas minimizado.
O outro desafio está relacionado com a erosão. Como prenda pelos 41 anos da elevação de Chibuto à categoria de cidade, Francisco Mandhate anuncia que o município acaba de adquirir meios como um camião basculante, uma pá carregadora e niveladora para ajudar, primeiro, no combate ao aluimento de terras e, segundo, na reabilitação de estradas, algumas das quais estão num avançado estado de degradação.
No quadro da celebração dos 41 anos de elevação de Chibuto à categoria de cidade, no próximo dia oito, os munícipes vão inaugurar oito novas salas de aula, uma estrada de aproximadamente 200 metros, recentemente reabilitada com recurso ao pavês, um edifício reabilitado e que acolhe algumas vereações, entre outras realizações.
Falando especificamente do programa comemorativo,  Mandlhate disse que o município vai parar literalmente no próximo dia 8, para acolher a habitual e tradicional cerimónia de deposição de flores no monumento erguido em memória aos heróis moçambicanos, à qual se seguirão diversas actividades de índole político-cultural.
Aqui destacam-se uma feira de testagem voluntária, jogos tradicionais, actividades culturais diversas, um mega-concerto musical envolvendo artistas locais e outros convidados, uma feira de gastronomia, uma exposição de arte e uma feira do livro.
“Pretendemos com estas festividades elevar o bom nome de Chibuto à escala nacional e internacional, feito que, aliás, já assumiu a sua evidência com a presença do Clube de Chibuto no Moçambola” destacou Francisco Mandlhate.

II Jornadas Científicas da ESNEC de 17 a 19 de Setembro 2014

II Jornadas Científicas da ESNEC de 17 a 19 de Setembro 2014

O lema escolhido para estas segundas jornadas é: "Papel do Empreendedorismo na Empregabilidade e no Desenvolvimento Local”. Por um lado, com os elevados índices de desemprego que se verificam ao nível do país surge uma necessidade de encontrarem-se formas alternativas para reverter a situação, daí que o Empreendedorismo, para além de gerar auto-emprego para os empreendedores, gera milhares de oportunidades de emprego para os demais. Por outro lado, o Empreendedorismo cinge-se na criação de tecnologias, bens e serviços que são oferecidos às comunidades, o que contribui para a elevação do seu bem-estar e geração de rendimentos, que concorrem para o desenvolvimento. Portanto, o tema revela-se de grande importância em virtude de procurar trazer essas facetas do Empreendedorismo para a sociedade.
O Director da ESNEC, dr Mario Jessen , no seu discurso de abertura afirmou que as Jornadas científicas revestem-se de grande importância para a esnec, visto que, destaca a importância da construção permanente do saber para a consolidação das três áreas do Ensino Superior: ensino, pesquisa e extensão. As Jornadas Científicas são muito importantes para integrar e consolidar a troca de experiências. Afirmou ainda que a província de gaza é um território em franco crescimento, mas ainda cresce desordenadamente e nós, a ESNEC temos que sustentar os pilares da economia de Gaza, transformando esta Província num lugar cada vez melhor, se cumprirmos a orientação da nossa Missão e Visão, que nos conduz a transformação da UEM em uma Universidade que privilegia a investigação e Extensão, de modo a conferir mais qualidade ao ensino, bem como colocar a disposição da sociedade pessoas munidas de ferramentas que possam contribuir para solucionar os diversos problemas do dia-a-dia, e ainda fazer um melhor aproveitamento de todo o potencial agrário, hidroagrícola, mineral, florestal, faunístico, turístico, cultural e patrimonial da província de Gaza.
Estas jornadas científicas tiveram uma inovação, pois não se circunscreveram apenas na divulgação do conhecimento científico produzido pelos docentes/investigadores e dos estudantes assistidos, como também serviram para a apresentação dos diversos planos de negócios elaborados pelos diversos alunos (aspirantes a empreendedores). Clica aqui para ver os trabalhos apresentados.

No fim das actividades todos Docentes, Estudantes e Convidados que apresentaram os seus trabalhos receberam certificados de participação e flesh usb.