quarta-feira, 8 de agosto de 2018

ESCIDE é grande vencedora absoluta da VIII Edição dos Jogos da UEM

A Escola Superior de Ciências de Desporto (ESCIDE), uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane, sagrou-se, na semana passada, vencedora absoluta da VIII Edição dos Jogos da UEM, ao amealhar maior número de medalhas nas 5 modalidades disputadas em Maputo, numa competição que reuniu, no período de 21 a 28 de Julho, cerca de 900 estudantes-atletas de diversas instituições de ensino superior em Moçambique.
Em voleibol, a equipa feminina da ESCIDE ocupou primeira posição, feito replicado pela equipa do mesmo género na modalidade de basquetebol. Em masculinos, a ESCIDE posicionou-se em segundo lugar, nas modalidades de voleibol e basquetebol num campeonato que pretende promover a prática do desporto e intercâmbio no seio das instituições do ensino superior.
Ainda no basquetebol, a ESCIDE cedeu o primeiro lugar para a Academia de Ciências Policiais cujo jogo da final ficou estabelecido em 38 – 24. Em futsal, a equipa feminina da ESCIDE ficou em segundo lugar, cedendo o primeiro lugar para a Associação ADDEEC. Na mesma modalidade (futsal), o Instituto de Comunicação e Imagem conquistou o primeiro lugar.
As Faculdades de Engenharia, da Agronomia e Engenharia Florestal e a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, sagraram-se vencedoras das modalidades de Xadrez, voleibol masculino e futebol 11, respectivamente.
Na cerimónia de encerramento, que contou com exibição de várias manifestações culturais, a Directora da ESCIDE, dra. Lurdes Munguambe, reiterou o compromisso da UEM em continuar a promover o Desporto “uma vez que este é muito importante para a saúde e inclusão dos estudantes da nossa instituição que está no processo de transformação em universidade de investigação”. 
Ao todo, a confraternização desportiva universitária movimentou cerca de mil intervenientes dos quais 900 estudantes atletas, treinadores, árbitros, socorristas, serventes, organização, entre outros.