segunda-feira, 8 de maio de 2017

Campeonato Interno de Futsal: Tumultos e desordem no campo

Já passam 4 meses que deu-se inicio ao campeonato interno de futsal, denominado ‘ TAÇA MÁRIO JESSEN ’’, realizada a primeira, decorrente momento a segunda mão , que esta sendo marcado por desorganização e de certa forma por actos de vandalismo e violência, o incumprimento de horários também não fica de fora.  Em ultimo episódio de violência, aconteceu no ultimo durante a partida entre a equipa Gestão 4ᵒ ano e a equipa de Agronegócios e Finanças 2ᵒ ano, em que pela marcação do segundo golo da equipa de Gestão, o capitão da equipa Mauro Bila, em jeito de comemoração, despiu a camisa, o arbitro usando de regras empíricas o teria expulsado do campo, o que causou descontentamento, Mauro Bila, exigiu explicação do arbitro ainda dentro do campo, agarrando o arbitro, o que não deixou o arbitro, momento estes que foram tensos, em que outros tentavam aparar uma possível briga, mesmo assim o arbitro não retirou a decisão, tendo a equipa de Gestão, optado por desistir da partida. E assim vai a diversão que esta se tornado um ring de boxe, na esperança de que no torneio LIGA ESNEC, não aconteça o mesmo, pede a intervenção de que é de direito para repor a ordem, a arbitragem tem sido muito negligente.

De recordar que esta não é a primeira que acontecem situações do género, o que era diversão, esta prestes a tornar-se ameaça.
@Editorial      

Acordo de cooperação entre a UEM e MCNet vai premiar melhores estudantes

Prevendo os termos e as condições de premiação, concessão de Bolsas de Estudo a melhores estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e para a melhoria das condições de salas de informática desta instituição, o acordo foi rubricado
pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, e o PCA da Mozambique Comumunity Network, SA (MCNet), Engº. Rogério Samo Gudo.

O acordo prevê, também, que a MCNet garanta o financiamento dos prémios em dinheiro ao primeiro e segundo melhores estudantes dos cursos de licenciatura em Gestão e em Engenharia Informática, garantindo a atribuição de bolsas de estudo para a frequência de cursos de mestrado à esses estudantes, em Maputo, sendo que cabe a UEM a disponibilização da informação necessária à avaliação para efeitos de premiação e a divulgação da iniciativa de concessão de bolsas da MCNet, em todos os actos e eventos relacionados com esta instituição.

Discursando momentos após rubricar o Memorando, o Reitor da UEM sublinhou que a parceria, ora iniciada, simboliza um acto alinhado com a postura habitual da instituição que dirige, nomeadamente a abertura a iniciativas que visem a transformação do conhecimento científico em ferramentas de pertinência e utilidade social, económica e cultural.

Prosseguindo, disse que para a UEM, assim como para a MCNet, os estudantes constituem por excelência os principais pilares em que assenta e deve assentar a expectativa do progresso técnico e científico de Moçambique, "daí julgarmos legítima e totalmente justificável a colaboração a que hoje damos início".

Quilambo lembrou aos presentes que a UEM teve desde sempre um compromisso com o crescimento de Moçambique, e por isso se tem empenhado profundamente na formação de quadros de qualidade que tornam possível a concretização do sonho de desenvolvimento social e económico do país.

Para o PCA da MCNet, a produção, difusão e aplicação de conhecimento científico só é verdadeiramente eficaz e socialmente relevante no âmbito de uma rede de parcerias estratégicas institucionais desenvolvidas numa lógica de colaboração aberta, pragmática e multidisciplinar.

Refira-se que para implementação dos objectivos do Memorando, será criada uma Comissão Técnica de Controlo (CTC), composta por representantes das duas partes.