sábado, 21 de abril de 2018

É oficial, Suazilândia muda de nome

O pequeno país monárquico segue o exemplo de outros países africanos e vai recuperar o nome original antes de ser colonizado pelos britânicos. Volta, assim, a existir o Reino de eSwatini.
O reino da Suazilândia, uma das últimas monarquias absolutas do mundo, vai passar a chamar-se eSwatini, que na língua Swazi quer dizer "terra dos Swazi”, que já era o nome do país antes de se ter tornado numa colónia britânica.
Resultado de imagem para swazilandApesar de parecer algo incomum, várias nações africanas fizeram o mesmo depois de se libertarem dos países colonizadores, como o Malauí, o Botswana e o Zimbabué. A Suazilândia, que se tornou independente em 1968, simplesmente demorou um pouco mais.
A mudança foi anunciada na quinta-feira (19.04) durante as celebrações dos 50 anos de independência do país.
Fonte: DW notícias

Lizha James Participa Na Música Oficial Da Copa Do Mundo FIFA 2018

Lizha James não para de surpreender! A cantora revelou ontem (20), a sua participação na versão da música oficial da Coca-Cola da Copa do Mundo “Colours”, ao lado do cantor norte-americano Jason Derulo.

Lizha James usou as redes sociais para contar aos seus seguidores que a música já está disponível e o vídeo da letra será lançado na próxima semana. 

“Não é para ser uma provocação, mas aqui está um gostinho da lituação que eu adicionei ao hino oficial da Coca-Cola da Copa do Mundo da FIFA “Colors” por Jason Derulo com participação da vossa DIVA @liizhaJames! Ouça o áudio aqui http://CokeURL.com/86hft e fique ligado para o vídeo da letra que será lançado na próxima semana!!” escreveu Lizha no Instagram
música oficial da Coca-Cola da Copa do Mundo “Colours” vai ser tocada na cerimônia de abertura em Moscou, na Rússia.

Refere- se que a Copa do Mundo de 2018, começa no dia 14 de Junho, com a partida entre Rússia e Arábia Saudita. A grande final está marcada para o dia 15 de Julho, também na capital russa e Moçambique pela segunda vez  foi um dos países anfitriões para acolher a passagem da Taça do Mundo da FIFA durante a sua digressão a caminho da Rússia.

Colisão de cinco viaturas deixa feridos graves na Circular

Cinco viaturas envolveram-se em um acidente, na manhã deste sábado, Estrada Circular de Maputo, no bairro CMC, zona conhecida por Grande Maputo. Segundo testemunhas oculares o acidente ocorrer as 8h. A colisão envolveu três mini bus que fazem transporte público de passageiros, uma viatura Isuzu e um Toyota vitz.
Ana Maria, uma das testemunhas que ajudou a socorrer conta que as vítimas apresentavam ferimentos graves.
Uma outra testemunha relata que estava dentro de um "chapa" e o motorista parou para socorrer as vítimas.
"Estava dentro da chapa. Descemos para ajudar e a socorrer as vítimas em duas viaturas. Tinham pessoas com sangue e havia também sangue no chão. Uma das vítimas estava sem olho. Grande parte eram adultos e mulheres", relata a testemunha.
Ainda não se tem o número das vítimas do acidente, mas as testemunhas dizem que uma delas ficou sem uma das pernas.
Segundo a polícia não há vítimas mortais, o acidente foi causado por excesso de velocidade e corte de prioridade. As vítimas foram levadas ao Hospital Central de Maputo e um dos motorista esta inconsciente.
Ainda não há número exacto das vítimas, porque a policia quando chegou ao local as vítimas já haviam sido socorridas.

Fonte: Jornal O país

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Nyusi atrai investidores da Commonwealth à Moçambique


Na cimeira da Commonwealth Nyusi disse que neste momento Moçambique não tem dinheiro para pagar a dívida contraída pelo anterior governo de Armando Guebuza e acrescentou que os moçambicanos estão a ser sacrificados pelos credores.
O presidente da Confederação das Associações Económicas, CTA, Agostinho Vuma, mostra-se satisfeito com os resultados alcançados em Londres, pois, o governo britânico anunciou que para os países africanos e os membros da Commonwealth terem a oportunidade de 20 milhões de libras, e Moçambique coube-lhe dois milhões.
O dinheiro vai ser orientado para as iniciativas do sector privado, por isso pensamos que este deve ser um grande ganho, para o nosso país e cabe ao governo liderar os processos para fazer chegar ao sector empresarial moçambicano, adiantou Vuma.
O presidente moçambicano visitou também, em Londres, um estabelecimento de restauração que promove e vende produtos Made in Mozambique com destaque para o piri-piri e a cerveja nacional.
Fonte: Jornal Noticias
Resultado de imagem para nyusi na commonwealth

Anúncio de Estágios Internacionais Oferecidos Pela AIESEC

AIESEC (Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Comerciais) tem como visão alcançar a paz e o desenvolvimento do potencial humamo dos jovens no mundo fazendo isso sob forma da activação de qualidades de liderança nos jovens dos 18-30 anos, através de estágios internacionais que podem ser voluntários, profissionais ou de empreendedorismo, proporcionando experiências práticas em ambientes desafiadores, junto as organizações parceiras. A AIESEC tem ambição de engajar e desenvolver a liderança dos jovens do mundo potencializando-os em 4 qualidades: ser orientado para solução, auto conhecimento, cidadão global e capaz de emponderar os outros.

A AIESEC IN GAZA vem por meio desta convidar aos estudantes interessados nos estágios internacionais voluntários, profissionais e de empreendedorismo á comparecerem no sábado dia 21 de abril de 2018 pelas 15 horas no átrio da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto-ESNEC, que serão apresentadas os pressupostos básicos para participar e o início dos estágios.


Melhores Cumprimentos

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Millennium Bim oferece serviços especiais às PME

O banco Millennium Bim reuniu os seus parceiros e representantes de Pequenas e Médias Empresas para formalizar o lançamento da segunda edição do programa M Líder. Trata-se de uma iniciativa que tem por objectivo capacitar e oferecer serviços especiais as PME.
98 por cento das empresas registadas no país são Pequenas e Médias Empresas, compondo desta forma a maioria no tecido empresarial, sendo necessário o seu acompanhamento.
Na primeira edição realizada no ano passado a iniciativa M líder abrangeu 340 empresas. E nesta segunda edição, o banco espera atingir mais de 500 empresas.

Fonte: Jornal O país

Fim do Moçambola?

Como é do domínio de todos, amanhã os clubes vão reunir com a direcção executiva da LMF-Liga Moçambicana de Futebol. O encontro é decisivo para o reajuste do peso logístico do actual Moçambola.
1. Os clubes e a LMF vão discutir e deliberar sobre o ‘novo regulamento’ do transporte terrestre das equipas, esse que, a princípio, obriga o uso deste meio em distâncias até pouco mais de 1200km. Tecnicamente ficam eliminados todos os voos de e para as cidades Chimoio e Beira.
As cidades de Maputo e Nacala, Quelimane e Maputo, bem como Tete e Maputo continuarão ligados por via área.
2. Adiante, é deste encontro que sairá a última e tão aguardada explosão do balão de oxigênio, depois da qual o presidente da LMF assegurará a continuidade do actual figurino do
Moçambola até à última jornada desta temporada - todavia nas condições avançadas no número 1.
3. Será discutido o modelo para encontrar o(s) operador(es) do(s) transporte(s) terrestre(s) que até Dezembro vai(o) palmilhar o País de lês-a-lês, transportando atletas e treinadores. Vai-se lançar um concurso público? Haverá adjudicação direta? Como será isso? As respostas só amanhã...
4. Por fim, será tornado público, amanhã, que no próximo ano o País adoptará um novo modelo competitivo já a partir do próximo ano. O Moçambola sofrerá, nesta perspectiva, uma remodelação profunda quanto revolucionária, com o propósito de tornar a prova sustentável. Qual?
ADD: Soube que, para completar o ponto 4 e por proposta da FMF, o País desportivo vai refletir, no próximo dia 5 de Maio, em Maputo, sobre o novo modelo competitivo a adoptar a partir da próxima época. Pensadores e fazedoras do futebol terão, nesta data, uma palavra a dizer sobre o verdadeiro futuro do futebol moçambicano.

PS: Infelizmente, o MJD não colaborou para a busca da soluçoes para a viabilidade do Moçambola. Revelou-se, ao longo deste processo, uma instituição neutra. Limitou-se a ser aquela psicóloga que entrega a solução do problema ao paciente perdendo, deste modo, a oportunidade ímpar de se colocar como uma uma entidade que zela pelo desporto moçambicano.

El classico: Barcelona vs Real msdrid

Barcelona-Real Madrid, referente à 36.ª jornada da Liga espanhola, vai jogar a 6 de maio (domingo). A partida no Camp Nou tem início marcado para as 20.45 horas locais.
Fonte: o jogo.pt

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Oportunidade para desenvolvimento pessoal na YALI


Submeta a sua candidatura para o Centro de Liderança Regional África Austral Maputo Satélite para 6ª edição (6 a 31 de agosto, 2018)
A Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (YALI) foi lançada como um esforço assinalável para investir na próxima geração de líderes africanos. O YALI, Centro de Liderança Regional da África Austral (RLC SA), é organizado pela Universidade da África do Sul – UNISA, na Graduate School of Leadership Business em Midrand, para o programa de formação em inglês. A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) organiza a formação em Português, em Maputo - Moçambique. O RLC SA visa criar pensadores críticos que podem resolver problemas complexos e multidisciplinares; fomentar o espírito empresarial e inovador; e incentivar a comunicação transfronteiriça e colaboração multicultural. O RLC SA desenvolve as habilidades de jovens líderes africanos, através do núcleo de formação em assuntos africanos contemporâneos, bem como de formação especializada em três áreas-chave: Negócios e Empreendedorismo; Liderança Cívica e Administração Pública. 
Os candidatos devem possuir os seguintes requisitos:
Resultado de imagem para YALI• Idade (18-35) 
• Demonstrar compromisso para desenvolver as suas comunidades, os seus países e o continente Africano •Experiência comprovada e histórico em Administração Pública, Negócios e Empreendedorismo ou Liderança Cívica • Cidadãos dos seguintes países: Angola e Moçambique
 • Possibilidade de se dedicar a um programa de treinamento residencial de quatro semanas • Proficiência na língua Portuguesa.
O programa incentiva as candidaturas de:
 • Pessoas de comunidades rurais e economicamente desfavorecidas 
• Jovens líderes com deficiência 
• Mulheres
 • Pessoas que são HIV positivas ou que vivem com SIDA 
• Indivíduos que representam e defendem os direitos das comunidades LGBTIQ
 • Outros grupos minoritários
A candidatura e a participação no programa é grátis . Os candidatos aprovados terão transporte de ida e volta disponível para o local do programa, alojamento, refeições e material do curso. Todas as outras despesas não referidas neste ponto estarão a cargo do participante. 
As candidaturas para a 6ª edição estarão abertas até ao dia 29 de Abril de 2018 (23:59, Horário de Moçambique). O programa é presencial e requer um compromisso de assistir todas as sessões do dia 6 a 31 de Agosto, 2018. Na sequência do programa presencial, há uma componente para realizar um projecto durante três semanas no período pós participação na componente presencial. 
Para submeter a sua candidatura, visite o site da YALI RLC SA: https://yaliafricaaustral.melimu.com/ ou Catarina Munguambe, +258 82 83 60 170; Email: catarinajohane@gmail.com; Aniandes Mutemba. Tel: +258 84 5985824 +258 823651450 Email: aniandes.gerson@gmail.com ou Bento Marcos Email: marcobg@unisa.ac.za

Reposto fornecimento de energia da HCB

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) informa já estar reposto o fornecimento de energia nas províncias de Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Cabo Delgado e Niassa que ficaram desprovidas da corrente eléctrica, na sequência de uma avaria registada na central da Hidroeléctrica no Songo, em Tete.
A situação afectou igualmente a África do Sul e o Zimbabwe, países que recebem parte da energia eléctrica da HCB.
Em comunicado, a HCB diz que esta interrupção, que afectou a EDM, ESKOM E ZESA, foi originada por uma perturbação imprevista que ocorreu no processo de trabalho em curso, visando a modernização dos servidores do sistema de controlo dos Grupos Geradores da empresa, que está a ser desenvolvida com intervenção técnica do fabricante dos equipamentos, a empresa General Electric.

Fonte: Jornal O país

terça-feira, 17 de abril de 2018

Uma enzima que ‘‘come’’ plástico

No Reino Unido um grupo de cientistas criou uma enzima que consegue digerir um dos plásticos que mais poluem o meio ambiente, demorando centenas de anos para desaparecer.
A descoberta pode ajudar a combater os níveis de poluição provocados pela produção e uso de plásticos a nível industrial.
Os investigadores tornaram a enzima mais forte com a ajuda de aminoácidos, numa tentativa de fazer com que dissolva o plástico mais facilmente. Os resíduos de produtos fabricados em plástico encontram-se não só nas periferias das grandes cidades, mas também no fundo dos oceanos, desde garrafas a brinquedos.
O grupo de cientistas diz esperar que a enzima possa ser desenvolvida à escala global, o que agrada a algumas empresas defensoras do meio ambiente, que falam na necessidade urgente de reduzir a existência de plásticos no meio ambiente.