quinta-feira, 19 de abril de 2018

Fim do Moçambola?

Como é do domínio de todos, amanhã os clubes vão reunir com a direcção executiva da LMF-Liga Moçambicana de Futebol. O encontro é decisivo para o reajuste do peso logístico do actual Moçambola.
1. Os clubes e a LMF vão discutir e deliberar sobre o ‘novo regulamento’ do transporte terrestre das equipas, esse que, a princípio, obriga o uso deste meio em distâncias até pouco mais de 1200km. Tecnicamente ficam eliminados todos os voos de e para as cidades Chimoio e Beira.
As cidades de Maputo e Nacala, Quelimane e Maputo, bem como Tete e Maputo continuarão ligados por via área.
2. Adiante, é deste encontro que sairá a última e tão aguardada explosão do balão de oxigênio, depois da qual o presidente da LMF assegurará a continuidade do actual figurino do
Moçambola até à última jornada desta temporada - todavia nas condições avançadas no número 1.
3. Será discutido o modelo para encontrar o(s) operador(es) do(s) transporte(s) terrestre(s) que até Dezembro vai(o) palmilhar o País de lês-a-lês, transportando atletas e treinadores. Vai-se lançar um concurso público? Haverá adjudicação direta? Como será isso? As respostas só amanhã...
4. Por fim, será tornado público, amanhã, que no próximo ano o País adoptará um novo modelo competitivo já a partir do próximo ano. O Moçambola sofrerá, nesta perspectiva, uma remodelação profunda quanto revolucionária, com o propósito de tornar a prova sustentável. Qual?
ADD: Soube que, para completar o ponto 4 e por proposta da FMF, o País desportivo vai refletir, no próximo dia 5 de Maio, em Maputo, sobre o novo modelo competitivo a adoptar a partir da próxima época. Pensadores e fazedoras do futebol terão, nesta data, uma palavra a dizer sobre o verdadeiro futuro do futebol moçambicano.

PS: Infelizmente, o MJD não colaborou para a busca da soluçoes para a viabilidade do Moçambola. Revelou-se, ao longo deste processo, uma instituição neutra. Limitou-se a ser aquela psicóloga que entrega a solução do problema ao paciente perdendo, deste modo, a oportunidade ímpar de se colocar como uma uma entidade que zela pelo desporto moçambicano.

Sem comentários:

Enviar um comentário