terça-feira, 10 de julho de 2018

Manifesto do Candidato: SALOMÃO VIAGEM

Doutor Viagem Candidato da Mudança Responsável 



Salomao Viagem, 42 anos de idade,casado, natural da província de Sofala,  docente da UEM-ESNEC, tambem foi docente da Universidade Jean Piaget,Universidade Pedagogica-Gaza, Instituto Superior Gwazamtine, ESEG-Xai-Xai,  jurista e Membro da Ordem dos Advogados de Mocambique , é também agente da propriedade industrial.

                                    





 Tem como pilares para o manifesto da candidatura:


 1-       Administração e Gestão da ESNEC

Perspectivas:
· Prosseguir com o aperfeiçoamento e melhoria dos Procedimentos Administrativos de Gestão da coisa pública conforme normas vigentes;

· Aperfeiçoar e concluir o processo de aprovação do Regulamento Interno da ESNEC;
· Estreitar a ligação com os órgãos centrais da UEM e implementar tempestivamente as suas instruções;
· Aprimorar a eficiente gestão do Hotel de Chibuto;
· Monitorar permanentemente o funcionamento do Hotel de Chibuto;
· Buscar as melhores formas de racionalizar o Hotel de Chibuto;
· Materializar o pleno funcionamento dos órgãos de governação da ESNEC conforme consagrado no Regulamento;
· Promover a coesão e sincronia entre os membros da Direcção da ESNEC e entre estes e o Conselho de Direcção através de encontros semanais e bimensais respectivamente para apreciação e solução de diferentes matérias da vida da ESNEC;
· Redistribuir e aproveitar de forma racional os espaços físicos, (infraestruturas) da ESNEC;
· Aplicar os Recursos Financeiros e Materiais com ênfase nas actividades pedagógicas com vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem;
· Promover a transparência na Gestão dos Recursos Financeiros e Materiais através da divulgação semestral de informes técnicos de execução orçamental;

2. Investigação e Extensão:

· Promover a Investigação Científica através dos Departamentos envolvendo docentes e estudantes;
· Criar uma Brochura Científica semestral que comportará a colectânea do material científico produzido por cada Departamento;
· Realizar Seminários temáticos sobre o Empreendedorismo em cada semestre não só em Chibuto como também noutros locais a serem previamente estabelecidos;
· Promover palestras de Empreendedorismo nas comunidades através das associações locais;
· Buscar parcerias com instituições públicas e privadas em recursos financeiros e materiais para a implementação dos melhores planos de negócio aprovados na culminação do curso;
· Estabelecer acordos de cooperação com escolas e ou institutos superiores congéneres nacionais e estrangeiras;
· Ministrar cursos de empreendedorismo de curta duração em diferentes locais;
· Angariar fundos através das Organizações Não Governamentais para prossecução de diversos Projetos;

3. Recursos Humanos
Perspetivas:
· Gerir o Pessoal local em estreita sintonia com os Recursos Humanos Centrais;
· Monitorar a Promoção e Progressão dos Docentes e CTA;
· Gerir com critérios objetivos os Planos de Formação;
· Melhorar o sistema de informações úteis aos docentes e funcionários;
· Prosseguir com a contínua capacitação do corpo docente com base em formações, quer a nível académicos quer através de cursos de curta duração;
· Incentivar a formação do CTA no ensino técnico profissional (básico, médio e superior) nas áreas específicas do trabalho que desempenham;

· Prosseguir com a flexibilização dos meios de diálogo Docentes/Direção/CTA;

· Promover através dos meios práticos que se julgarem convenientes, a divulgação dos instrumentos normativos vigentes na UEM para os diferentes sub - grupos da comunidade escolar (Docentes, CTA, Estudantes).

4. Ambiente Social, Saúde e Higiene

Perspetivas:
· Prosseguir com acções de melhoria das condições sociais da comunidade escolar;
· Instituir a figura de precetor de estudantes (masculinos e femininos) para acompanhar as suas preocupações de caráter social enquanto alojados na ESNEC e arredores;

· Prosseguir com acções que visam a disponibilização de um médico para apoio a comunidade escolar nas suas necessidades de cuidados de saúde que pela sua natureza não careçam de outros níveis de atendimento;

· Primar pelo rigor na higiene e limpeza das instalações de um modo geral e de um modo especial dos locais que pela sua natureza demandam maior atenção neste sentido;

· Monitorar permanentemente as condições de alimentação e alojamento dos estudantes;

5. Promoção da ESNEC

Perspetivas:
· Revitalizar e rever o Portal da ESNEC com vista a difusão dos principais eventos e quotidiano da unidade orgânica e da UEM em geral;

· Divulgar a ESNEC, seus cursos, actividades, através de panfletos e outdoors em locais públicos como escolas secundárias e pontos estratégicos a serem previamente identificados, com vista a incentivar o maior número de candidaturas, principalmente nos cursos com menor aderência como agricultura comercial e cursos Pós-Laboral.


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